Forum Evangelico 2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Arcanjo Miguel seria Cristo Jesus?

2 participantes

Ir para baixo

O Arcanjo Miguel seria Cristo Jesus? Empty O Arcanjo Miguel seria Cristo Jesus?

Mensagem por Vinicius_SG_RJ Ter Abr 29, 2008 5:58 pm

O Arcanjo Miguel seria Cristo Jesus?


MIGUEL SERIA CRISTO?


ARCANJO

O prefixo “Arc” significa “acima”, “superior” ou “mais importante”. A palavra “Arcanjo” ou “Arc-anjo” significa “Acima dos Anjos” ou “Líder dos Anjos”. A Bíblia só usa este título para designar um ser apenas. Esse termo nunca ocorre no plural, nem se refere a outra pessoa a não ser Miguel (2Ts. 1:7; Mt. 24:30-31; 25:31; Ap. 12:7).

Note que todas as vezes que a Bíblia mostra Miguel, ela o cita como alguém que tem superioridade sobre Satanás. Ou seja, realmente está acima de título de anjo. (Ver Dn. 10:13; Ap. 12:7; Ju. 9). Podemos notar que Ap. 12:7 menciona que “batalhavam o dragão e os seus anjos”. De modo que o Diabo não só se constitui em deus de imitação (2Co. 4:4), mas também procura tornar-se arcanjo, embora a Bíblia nunca lhe dê este título.


MIGUEL

Ocorre apenas cinco vezes nas Escrituras. Seu significado é motivo de debate. Alguns supõem que esse nome seria uma pergunta: “Quem é qual Deus?”, pois não existe ninguém que seja igual a Deus. Outros eruditos defendem que seja uma afirmação: “Aquele que é qual Deus”, pois o sufixo “el” sempre designa “Deus”, como em Daniel (Deus é Juiz), Emanuel (Deus Conosco), Ezequiel (A Força de Deus) Samuel (Chamado pelo Nome de Deus) Gamaliel (Deus me Faz o Bem). Como se pode ver, os nomes terminados com este sufixo nunca são perguntas – sempre são afirmações.


CARACTERÍSTICAS

“Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu o deixei ali com os reis da Pérsia.” (Dn. 10:13)

O anjo que não é identificado por nome confrontou “o príncipe do reino da Pérsia”, mas este o resistiu por 21 dias. Foi preciso que Miguel, o Arcanjo, viesse para ajudá-lo, pois somente este tinha o poder para fazer isso. O “príncipe do reino da Pérsia” simbolicamente é Satanás. Em vários textos Satanás é identificado como reinando sobre os reis ou governantes da terra (Lc. 4:5-6; Jo. 12:31; 14:30).

Vemos assim que Miguel sempre teve uma luta com Satanás. E somente Jesus é quem tem a tarefa de destruí-lo (Tito 1:2).

Outra evidência é o que o Dn. 2:1 declara:

“Naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo; e haverá um tempo de tribulação, qual nunca houve, desde que existiu nação até aquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro.”

Note que quando Miguel se levantar, haverá um tempo como nunca houve antes. Veja o que Jesus respondeu quando os Apóstolos pediram um sinal sobre esse tempo:

“E estando Ele sentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a Ele os Seus discípulos em particular, dizendo: Declara-nos quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo.” (Mt. 24:3)

Repare no que disse Jesus:

“Porque haverá então grande tribulação, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver.” (Mt. 24:21)

Tanto na vinda de Miguel quanto na vinda de Jesus vai haver uma grande angústia e aflição como nunca houve antes.

A vinda de Miguel está relacionada com a ressurreição, como diz Dn. 2:2:

“E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.”

Como todo mundo sabe, a vinda de Jesus também está relacionado com a ressurreição:

“Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a Sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.” (Jo. 5:28-29 – ver 1Ts. 4:16)

“Porque o Senhor mesmo descerá do céu... e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.” (1Ts. 4:16)

Outra evidência é que tanto Miguel quanto Jesus recebem o título de “Príncipe”. Em Dn. 12:1 chama Miguel de “o Grande Príncipe” que está “a favor dos filhos do teu povo”. At. 5:31 declara que Deus elevou a Jesus “a Príncipe e Salvador”, para estar a favor dos Seus filhos, dando “o arrependimento e a remissão dos pecados.” Em Hb. 2:10 Cristo é chamado de “o príncipe da salvação deles”. Em Dn. 10:21, lemos “Miguel, vosso Príncipe”. Em At. 23:5, “o príncipe do teu povo” é a descrição para Jesus. Ele também é descrito como “o Príncipe” em Ap. 1:5, e em At. 3:15 é chamado de “o Príncipe da Vida”.

Voltando ao verso de Dn. 12:1, declara-se que “naquele tempo” quando Miguel vier estar presente, todo aquele que se achar inscrito no livro da vida irá viver. (Ap. 13:8; 21:27 fala do “livro da vida do Cordeiro”). Bem como ocorrerá a Miguel, isso ocorrerá na vinda de Jesus:

“O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de Meu Pai...” (Ap. 3:5)

Sabemos que somente Deus merece adoração (Mt. 4:10). Um anjo recusa adoração, como fez o anjo Gabriel:

“E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.” (Ap. 19:10)

Miguel recebe adoração:

“Respondeu ele: Não; mas venho agora como príncipe do exército do SENHOR. Então Josué, prostrando-se com o rosto em terra, o adorou” (Js. 5:14)

Miguel é descrito como tendo seus próprios anjos (Ap. 12:7). Jesus também é descrito da mesma maneira (Mt. 24:30-31).

Se Jesus é superior a um Arcanjo, então a Bíblia nunca iria se referir a ele como Arcanjo. Será que a Bíblia faz isso?

“Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz de arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.” (1Ts. 4:16)

Está muito evidente que tanto o “grande brado” quanto a “voz de arcanjo” são atributos pertencentes a Jesus Cristo, “o Senhor mesmo”.


RESUMO - CONCLUSÃO

A palavra “Arcanjo” significa “Acima dos Anjos”. Jesus está acima dos anjos.

O nome “Miguel” provavelmente seja a afirmação “Aquele que é qual Deus”. Jesus é possui todos os atributos de Deus.

Miguel luta com Satanás e tem poder para vence-lo (Ap. 12:7; Dn. 10:13). Jesus tem a função de destruir Satanás (Tito 1:2).

Miguel tem seus próprios anjos (Ap. 12:7). Jesus é descrito da mesma maneira (Mt. 24:30-31).

Quando Miguel se levantar, haverá grande aflição como nunca houve (Dn. 2:1). A mesma coisa acontecerá na volta de Cristo (Mt. 24:21)

A vinda de Miguel está relacionada com a ressurreição (Dn. 2:2). Idem com a vinda de Jesus (Jo. 5:28-29; 1Ts. 4:16).

Quando Miguel se levantar, viverão os que estiverem com o nome no livro da vida (Dn. 12:1). Na volta de Cristo ocorrerá o mesmo (Ap. 3:5).

Miguel é chamado de “o Grande Príncipe” que está “a favor dos filhos do teu povo” (Dn. 12:1). Deus elevou a Jesus “a Príncipe e Salvador”, para estar a favor dos Seus filhos, dando “o arrependimento e a remissão dos pecados.” (At. 5:31)

“Miguel, vosso Príncipe”, “se levanta a favor dos filhos do teu povo” (Dn. 10:21; 12:1). Cristo, “o príncipe da salvação deles” (Hb. 2:10), “o príncipe do teu povo” (At. 23:5).

Miguel recebe adoração (Js. 5:14). Adoração só a Deus pertence (Mt. 4:10).

Com “voz de arcanjo”, Jesus Cristo dará um “grande brado” nas nuvens do céu (1Ts. 4:16). Amém! Glória da Deus!!!

Portanto, “Miguel” nada mais é do que um nome messiânico para designar a pessoa de Jesus. Apenas um dos vários títulos que Ele recebe na Bíblia, no Antigo Testamento. E essa crença em nada prejudica a Divindade de Cristo.
Vinicius_SG_RJ
Vinicius_SG_RJ
Admin
Admin

Masculino
Número de Mensagens : 232
Idade : 34
Localização : São Gonçalo/Rio de Janeiro
Data de inscrição : 29/04/2008

https://forumevangelico2.forumeiros.com/index.htm

Ir para o topo Ir para baixo

O Arcanjo Miguel seria Cristo Jesus? Empty Jesus arcanjo????

Mensagem por leonardo leal Dom Ago 02, 2009 12:25 pm

pelo amor do Pai, Miguel é um dos primeiros principes não quer dizer que ele é Jesus.
Miguel um dos primeiros arcanjos e chefe do exercito do Deus vivo. é ele quem lidera.
não podemos confundir Jesus com o arcanjo poque por Jesus e para Jesus foram criados todas as coisas, ele é a palavra de Deus
Apocalipse
19:13
E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.
é o verbo divino!

evangelho de João cap 1

o arcanjo é uma classe de anjo e Jesus é o proprio Deus pelo qual todo joelho se dobrará e confessará que cristo é o Senhor.9 Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;

filipenses 2
10 Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
11 E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

leonardo leal

Número de Mensagens : 2
Data de inscrição : 02/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos