Forum Evangelico 2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

OS DEZ MANDAMENTOS DO EVANGELHO

Ir para baixo

OS DEZ MANDAMENTOS DO EVANGELHO Empty OS DEZ MANDAMENTOS DO EVANGELHO

Mensagem por Jaime Dias da Silva Ter Abr 05, 2011 1:39 pm

Por: Jaime D. Silva e Júlio C. Albach.

A BOA NOVA, para o homem espiritual.
“...Eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo.” Lc. 2:10b.

Bom estudo, Deus te abençoe em graça e em conhecimento.

“Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais (pela lei e os profetas), a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho (no Evangelho). Hb. 1:1.

Em seu Ministério terreno o Senhor Jesus, direcionou aos ouvintes da sua Palavra, três tipos de mensagens:
1). As Boas Novas de salvação pela fé dirigida à multidão, pretendente a fazer parte da Igreja.

2). A mensagem dirigida aos escribas e fariseus, que recusaram a fazer parte da Igreja.

3). E os Mandamentos do seu Evangelho, direcionados aos seus Apóstolos e aos seus discípulos, que faziam e que farão parte da sua Igreja, até a consumação dos séculos.

1)- As Boas Novas, dirigida à multidão:
“ Jesus dizia pois aos judeus que criam N’ele: Se vós permanecerdes na minha Palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos.” Jo. 8:31.

“Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia.” Jo. 12:48.

O Senhor foi bastante claro na sua mensagem; agregando a Graça, à obediência do seu Evangelho, ou seja: O ato de crer N’ele, implica em obedecer. Portanto, sua Graça é para todos os que ouvem, recebem e permanecem na sua Palavra.

2)- A mensagem dirigida aos escribas e fariseus:
“Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito.” Jo. 10:26.

“Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele.
Mas se não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?
Jo. 5:46-47.

Jesus sempre tratou os escribas e fariseus, consoante à sua hipocrisia; por isso, se dirigia a eles na maioria das vezes, usando a lei e os profetas e não o seu Evangelho. Exemplos:
Na passagem de Mateus 22:34-40; vemos o Senhor responder-lhes sobre os dois maiores mandamentos da “lei e os profetas”.
Até hoje, as Igrejas Evang/Cristãs na sua maioria, acreditam erroneamente, que estes dois mandamentos é para se cumprir; o que não é verdade; por três razões óbvias:
a).O diálogo do Senhor, era com os escribas e fariseus, e não com seus discípulos.

b). Jesus havia dito a eles que, destes dois mandamentos dependiam “toda a lei e os profetas.” (v. 40); e não o seu Evangelho.

c).O Senhor não lhes revelou os dois maiores Mandamentos do seu Evangelho, por uma questão bem simples: Ele, já havia dito antes que, os mistérios do reino dos céus, não era mensagem para os escribas e fariseus, mas, sim para a sua Igreja.
“Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós (Igreja) é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles (os escribas e fariseus) não lhes é dado.” Mt. 13:11

E ATÉ O DIA DE HOJE, O VÉU ESTÁ POSTO SOBRE ELES:
Até hoje, vemos os defensores do sábado, usarem desses dois mandamentos acreditando que pertencem ao Evangelho de Cristo; o que não é verdade.
Embora, eles estejam escritos no Evangelho, não fazem parte D’ele; como também, muitos outros casos mencionados por Jesus, registrados no Evangelho; que não são mensagens direcionadas à Igreja. Exemplos:

Jesus, disse aos escribas e fariseus que, não lhes daria nenhum outro sinal, acerca do fim dos tempos, senão o sinal do profeta Jonas (Lc. 11:29-32).
No entanto, a mensagem para a sua Igreja, foi outra: Para Ela, o Senhor ensinou os sinais, que precederão a sua Vinda. (Mt. 24:3-51).

Jesus, disse aos escribas e fariseus, para eles dizimarem os (10%). Mt. 23:23.
No entanto, a mensagem para a sua Igreja, foi outra: O Senhor, disse para Ela “exceder” a justiça deles. O que inclui a forma de dizimar também. Mt. 5:20.

3º OS MANDAMENTOS DO EVANGELHO, PARA A IGREJA:
Conforme mostramos na postagem dos “DOIS CONCERTOS” TESTAMENTÁRIOS;” houve uma grande transformação e progressão, do 1º, para o 2º Concerto; da lei e os profetas para o Evangelho de Cristo.
“Mas agora alcançou Ele (Cristo) ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de um melhor concerto, que está confirmado em melhores promessas.” Hb. 8:6

Por isso, que o Ministério de Cristo e do seu Espírito, recebeu o a qualificação de “excelente, perfeito e eterno.” Qualidades essas, jamais dirigidas ao 1º concerto, com a lei e os profetas.

NOTA: Os defensores do sábado costumam usar algumas passagens proféticas do Antigo Testamento, para tentar dar aos dez mandamentos, as qualificações à cima, exemplo:
“A lei do Senhor é perfeita e refrigera a alma” Sl. 19:7a.
No entanto, desconhecem que os Salmos eram e são proféticos; e, portanto o salmista, não estava qualificando a lei da sua época (os dez mandamentos) de perfeita (mesmo porque, ela a nenhuma coisa aperfeiçoou Hb. 7:19); e sim, fazendo menção da lei perfeita: A de Cristo, o seu Evangelho, que viria num futuro próximo. Gl. 6:2.
“Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que agora vos foi anunciadas...” 1ª Pe. 1:12a.

E ainda, o próprio versículo (Sl. 19:7), mostra que a interpretação dos nossos amigos, é forçada e sem nexo; pois, como uma lei direcionada à carne (Hb. 7:16) e ao homem terreno (1 Co. 15:47); poderia refrigerar a alma de alguém?
Portanto, a lei perfeita que realmente refrigera a alma, referida profeticamente por Davi, era e é a lei de Cristo, ou seu Evangelho:
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós meu jugo ( o Evangelho), e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Mt. 11:28-30;

Agora, veremos detalhadamente, como Cristo fez esta maravilhosa transformação, dos dez mandamentos das “sombras da lei” (Hb. 10:1); para os Dez Mandamentos da “luz do seu Evangelho.”

“Porque, tendo a lei a sombra dos bens futuros...” Hb. 10:1a.

OS DEZ MANDAMENTOS DA LEI E OS PROFETAS:
Resumidos pela lei e os profetas:
O PRIMEIRO MAND. Êx. 20:3.
O SEGUNDO MAND. 2ºÊx. 20:4-6.
O TERCEIRO MAND. Êx. 20:7.
Estes três, foram resumidos em um só: "AMARÁS O SENHOR TEU DEUS SOBRE TODAS AS COISAS.” Dt. 6:5

O QUARTO MAND. Êx. 20:8-11.
“LEMBRA-TE DO DIA DO SÁBADO, PARA O SANTIFICAR.”Dt.5:12
Este mandamento, é relativo ao descanso corporal do homem.

O QUINTO MAND. Êx.20:12.
O SEXTO MAND. Êx.20:13.
O SÉTIMO MAND. Êx.20:14.
O OITAVO MAND. Êx.20:15.
O NÔNO MAND. 9ºÊx.20:16.
O DÉCIMO MAND. 10ºÊx. 20:17.
Os seis mandamentos restantes, relativos do amor ao próximo, foram resumidos em um só:
"AMARÁS O TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO” Lv.19:18

“Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.” Hb. 7:12.

OS DEZ MANDAMENTOS DO EVANGELHO
Resumidos por Jesus Cristo:
O PRIMEIRO, O SEGUNDO E O TERCEIRO MAND. do Evangelho, também estão relacionados à pessoa de Deus.
“OS VERDADEIROS ADORADORES ADORARÃO O PAI EM ESPÍRITO E EM VERDADE.” Jo. 4:23.

O QUARTO MAND. já está relacionado com nosso descanso eterno em Cristo.
JESUS,O SENHOR DO SÁBADO Mt.12:1-8.
“VINDE A MIM, TODOS OS QUE ESTAIS CANSADOS E OPRIMIDOS, E EU VOS ALIVIAREI.
...E ENCONTRAREIS DESCANSO PARA AS VOSSAS ALMAS.” Mt. 11:28-29

O QUINTO, O SEXTO, O SÉTIMO, O OITAVO, O NÔNO E O DÉCIMO MAND. estão relacionados "A MANEIRA PERFEITA DE AMOR AO PRÓXIMO"; demonstrada por Jesus, no Calvário.
“UM NOVO MANDAMENTO VOS DOU: QUE AMEIS UNS OUTROS; COMO EU VOS AMEI A VÓS, QUE TAMBÉM VÓS UNS AOS OUTROS VOS AMEIS."JO.13:34

Os Mandamentos do Evangelho na sua excelência, não são somente esses dez; pois, existem Nele, muito mais mandamentos; os quais, o Espírito Santo ensinará às suas ovelhas, que ouvem a sua voz.
Disse Jesus:
“Se guardardes OS MEUS MANDAMENTOS, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.” Jo. 15:10

“Se me amardes, guardareis OS MEUS MANDAMENTOS.” Jo. 14:15.

DEUS APANHA OS SÁBIOS, NA SUA PRÓPRIA SABEDORIA:
O Senhor Deus, permitiu aos estudiosos das Escrituras, o conhecimento D’elas apenas em parte (1º Co. 13:9), como também, permitiu a seus escritores, que registrassem algumas passagens, em espelho e em enigma (1º Co. 13:12); com a finalidade, de humilhar, os soberbos; aqueles que si mesmos, se dizem sábios, os que se dizem grandes conhecedores da sua lei. Afim de que, nenhuma carne se glorie diante D’ele. “..
.Pois está escrito: ele apanha os sábios na sua própria astúcia.
Portanto ninguém se glorie nos homens...” 1º Co. 3:19b.-21).

“Mas o que se gloriar glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor...” Jr.9:24a.

Com a revelação desse tema, podemos ver tal realidade, o Senhor dando um nó, nos escribas e fariseus, desfazendo seu engano, pela demonstração da verdade; cumprindo o que estava escrito nos profetas:
“Como dizeis: Nós somos sábios, e a lei do Senhor está conosco? Eis que em vão tem trabalhado a falsa pena dos escribas.” Jr. 8:8

ADVERTÊNCIA FINAL:
“Como escaparemos nós, senão atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram.” Hb. 2:3.

Que o Deus Paz, seja sempre exaltado, na pessoa de Seu Santo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, através dos verdadeiros Cristãos, que honram o seu Santo Evangelho!!! Amém, Amém e Amém.

Chibolete,

Jaime e Júlio.

Jaime Dias da Silva
Jaime Dias da Silva

Número de Mensagens : 48
Data de inscrição : 16/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos