Forum Evangelico 2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como ter uma vida Familiar abençoada - Parte 2

Ir para baixo

Como ter uma vida Familiar abençoada - Parte 2 Empty Como ter uma vida Familiar abençoada - Parte 2

Mensagem por Pr Marcos Qui Fev 25, 2010 2:38 pm

Esta parte é direcionada ao relacionamento pais/filhos.
A sociedade em geral hoje colhe as conseqüências do desajuste nos relacionamentos familiares. É notório que a maioria dos jovens envolvidos com vícios, criminalidade e prostituição é oriunda de lares desestruturados e que traumas familiares são presentes no histórico de vida desta juventude.
A Bíblia nos ensina que os filhos são herança do Senhor para um casal abençoado. Isto está revelado em Salmo 127:3 Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá. Tal palavra está no contexto de um lar que tem o Senhor como construtor (v. 1), protetor (v. 1b) e provedor (v. 2). A pessoa que tem o Senhor como construtor, protetor e provedor de seu lar é muito feliz com os filhos que o Senhor lhe dá (v. 5). Observe que o Salmo 127 descreve a realidade de uma família que tem a cobertura espiritual de Yeshua, o Messias – tal cobertura espiritual é retratada no Salmo 91 como a sombra das asas do Altíssimo.
Portanto, a primeira providência para que o relacionamento dos pais com os filhos seja harmonioso é atrair a cobertura espiritual do Senhor para a casa. Para que você tenha seu lar coberto e suprido pelo Altíssimo, você precisa dizer ao Senhor: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio (Sl 91:2).
Outro fator é o discipulado que os pais devem exercer junto aos filhos. Isto quer dizer que os filhos precisam ver nos pais referenciais para suas vidas. O discipulado requer convivência – sendo que hoje em dia a falta de convivência na família é alarmante. Os pais não se juntam aos filhos nem mesmo nas refeições e os filhos costumam conviver mais com terceiros do que com seus próprios pais. Observe que as Escrituras recomendam a convivência e o compartilhamento do conhecimento de Deus por parte dos pais:
Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.(Dt 6:4-7)
Observe nestas instruções que o Deus Eterno manda que haja convivência e ensino (discipulado) entre pais e filhos e que tal convivência sirva para que os pais transmitam a eles os ensinos de Deus. Há uma promessa em Provérbios que garante que se uma criança for ensinada nos princípios estabelecidos pelo Criador, ela os seguirá até a idade avançada (Pv 22:6).
Em Efésios, na porção da Epístola onde o apóstolo versa acerca dos relacionamentos familiares, encontramos princípios para a vida familiar que, devidamente guardados, resultarão em múltiplas bênçãos:

a) A segurança de um relacionamento conjugal saudável é fundamental para o desenvolvimento salutar dos filhos. Note que, antes de tratar especificamente sobre pais e filhos, o apóstolo trata de descrever os papéis do marido e da esposa. Quando estes papéis deixam de ser cumpridos, os filhos são tremendamente afetados.
b) Os filhos devem obediência e honra aos pais (Ef 6:1-3). Na lista que o mesmo apóstolo Paulo apresenta das características das pessoas que aborrecem a Deus e que se entregam às práticas abomináveis que redundam em perdição, em meio a tantas práticas terríveis, consta a “desobediência aos pais” (vide Rm 1:28-31). Infelizmente não são poucos os pais sem autoridade e os filhos que desacatam seus pais. Mas no Reino de Jesus não é assim! Continua valendo o que o Criador determinou ainda no Sinai: que o filho que não honrar seus pais não terá vida longa nem sucesso na terra! (vide Ef 6:3).
c) Há pais que empurram seus filhos ao caminho da rebeldia! Tanto é verdade que o verso 4 contém a ordem: Pais, não irritem seus filhos... Outra versão traz: Pais, não provoqueis vossos filhos à ira... Na Epístola aos Colossenses, tratando da questão familiar, o apóstolo acrescenta que ao “empurrar” os filhos por este caminho do desajuste e da rebeldia, os pais trarão “desânimo” sobre seus filhos (Cl 3:21). Ao invés disto, recomenda a Palavra que os filhos devem ser criados com instrução e conselhos do Senhor (v. 4b).
Pr Marcos
Pr Marcos
Moderadores
Moderadores

Masculino
Número de Mensagens : 125
Idade : 52
Localização : São Paulo - SP
Emprego/lazer : Técnico em Informática
Data de inscrição : 30/08/2009

http://prmarcosjustino.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos