Forum Evangelico 2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Predestinação x Livre Arbítrio

+8
Ayres Martins
Pr Marcos
Sophia
Erivelton
David
Alebts
Paulo Marcos
Vinicius_SG_RJ
12 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Predestinação x Livre Arbítrio Empty Predestinação x Livre Arbítrio

Mensagem por Vinicius_SG_RJ Ter Abr 29, 2008 5:36 pm

Predestinação x Livre Arbítrio


Este texto tem como objetivo demonstrar as diferenças entre as duas corretes de pensamento:

Como Entender a Doutrina da Predestinação?

Fonte:http://www.palavradaverdade.com/
Tipo: Perguntas e Respostas / Autor: Pr. Airton Evangelista da Costa


Essa polêmica se arrasta há 500 anos: os salvos já estão escolhidos desde a fundação do mundo? Deus escolheu, por sua soberania, aqueles que iriam morar no céu, e os demais seguirão o caminho natural da condenação, eis que já estão mesmo condenados em face da queda de Adão? De um lado, há os que afirmam que, uma vez eleito, o homem não mais perde a salvação; do outro lado, há os que admitem que o homem pode perder a salvação, mesmo depois de ser alcançado pela graça. O importante é sabermos que em Cristo somos salvos. Entenda como as duas linhas de pensamento estão delineadas, conforme abaixo:


CALVINISMO – Sistema teológico elaborado pelo teólogo francês João Calvino (1509-1564). Os pontos fundamentais do seu ensino são:

(1) Depravação total: Os homens nascem depravados, não lhes sendo possível, nesse estado, escolher o caminho da salvação.
(2) Eleição incondicional - Somos escolhidos por Deus para salvação, independente de qualquer mérito de nossa parte.
(3) Graça irresistível - Os escolhidos não resistirão à graça salvadora do Criador, em razão da atuação do Espírito Santo, convencendo-os do pecado.
(4) Expiação limitada aos eleitos – O alto preço do resgate, pago por Jesus na cruz, alcançou apenas os eleitos.
(5) Perseverança dos crentes - Nenhum dos eleitos perderá a salvação; irão perseverar até o fim, pois estão predestinados ao céu desde a fundação do mundo. Em resumo, o movimento teológico calvinista defende a absoluta soberania de Deus, e a exclusão do livre-arbítrio. Deus concede aos eleitos graça eficaz e irresistível, que permite ao homem continuar perseverante por toda a vida.

ARMINIANISMO – Sistema teológico formulado pelo teólogo holandês Jacobus Arminius (1560-1609), em oposição à doutrina Calvinista da predestinação, assim exposto:

1) Livre-arbítrio – Deus concedeu ao homem a capacidade de aceitar ou recusar a salvação que lhe é oferecida.
2) Eleição condicional – Deus elege ou reprova com base na fé ou na incredulidade em Jesus Cristo.
3) Expiação ilimitada – Cristo morreu por todos, e não somente pelos eleitos.
4) Graça resistível – É possível ao homem rejeitar a Graça de Deus e, em conseqüência, perder a salvação.
5) Decair da Graça – Os salvos podem perder a salvação se não perseverarem até o fim.
Vinicius_SG_RJ
Vinicius_SG_RJ
Admin
Admin

Masculino
Número de Mensagens : 232
Idade : 34
Localização : São Gonçalo/Rio de Janeiro
Data de inscrição : 29/04/2008

https://forumevangelico2.forumeiros.com/index.htm

Ir para o topo Ir para baixo

Predestinação x Livre Arbítrio Empty Re: Predestinação x Livre Arbítrio

Mensagem por Paulo Marcos Sex Out 24, 2008 1:03 pm

Uma das objeções mais comuns em relação à doutrina da eleição é que ela não concede oportunidade a todas as pessoas. Mas isto não é verdade.

Em toda a Bíblia Sagrada não faltam convites para que as pessoas se voltem para Deus. Uma das passagens mais lindas é Isaías 55.1, que diz: “Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.”

Jesus Cristo convidou todas as pessoas; “vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” Mt 11.28

Não precisamos citar mais versos porque esta é uma questão muito clara. Deus faz o convite a todas as pessoas. Qualquer pessoa que escute o evangelho tem a oportunidade de aceitar Jesus Cristo. Deus nunca força as pessoas a recusarem a sua oferta de salvação. As pessoas recusam porque querem recusar! Cristo declarou a respeito daqueles que ouviram a sua mensagem e recusaram: “Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida.” Jo 5.40

O problema do homem é que o seu coração está tão corrompido pelo pecado que ele jamais aceitará o convite do evangelho a não ser que Deus primeiro mude o seu coração. Sem essa mudança prévia o homem não aceitaria a salvação de Deus.

Normalmente trocamos a ordem natural das coisas. Pensamos que devemos aceitar Cristo para ele mudar o nosso coração depois. Se fosse assim ninguém seria salvo. Deus promete mudar o coração pecaminoso para que seja possível obedecermos a Ele: “Dar-lhes-ei um só coração, espírito novo porei dentro deles; tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei coração de carne” Ez 11.19

No texto de Ezequiel Deus estava falando para uma nação pecaminosa, que não queria obedecer ao seu Senhor. Deus falou que eles voltariam a obedecê-Lo, mas só depois que o coração da nação fosse mudado. Essa mudança seria efetuada por Deus. É um milagre, um ato de misericórdia e amor Divinos.

Podemos resumir tudo da seguinte forma: Deus convida todas as pessoas para aceitarem sua salvação. Aqueles que recusam o convite o fazem porque querem recusar. Por outro lado, de uma maneira linda e misteriosa, aqueles que aceitam o convite divino o fazem porque Deus os escolheu desde a eternidade para a salvação. No entanto, os salvos também não são forçados a aceitarem algo que eles não desejam. Deus concede o desejo. E eles de bom grado abraçam alegremente a salvação do Deus amoroso que rege todo o universo.

Se nos perdemos, somos os únicos responsáveis por nossa perdição eterna. Se no final formos salvos, devemos inteiramente a Deus a nossa salvação.

Autor: Oseas de G. Oliveira
Paulo Marcos
Paulo Marcos

Masculino
Número de Mensagens : 12
Localização : Santos-SP
Data de inscrição : 24/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Predestinação x Livre Arbítrio Empty Re: Predestinação x Livre Arbítrio

Mensagem por Alebts Sex Out 24, 2008 2:25 pm

Paulo, compreendi o texto e concordo, mas penso que ele ainda dá margem ao questionamento.

Pra mim, a coisa é firme, a Predestinação é de Deus para o homem, ou seja, Deus predestinou, destinou a todos a redenção, e para que todos sejam alcançados por tal desígnio é necessário que tenham vontade de alcançar, em não havendo o desejo a predestinação passa ser algo existente, sem alcance.
Alebts
Alebts

Número de Mensagens : 19
Data de inscrição : 24/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Predestinação x Livre Arbítrio Empty Re: Predestinação x Livre Arbítrio

Mensagem por Paulo Marcos Sex Out 24, 2008 2:32 pm

E de onde vem o "desejo"? Wink
Paulo Marcos
Paulo Marcos

Masculino
Número de Mensagens : 12
Localização : Santos-SP
Data de inscrição : 24/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Predestinação x Livre Arbítrio Empty Re: Predestinação x Livre Arbítrio

Mensagem por Alebts Sex Out 24, 2008 11:07 pm

Achas que o desejo vem de uma provocação da parte de Deus.


A alma não é independente do espírito, sendo dela que emanam as vontades?
Alebts
Alebts

Número de Mensagens : 19
Data de inscrição : 24/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Predestinação x Livre Arbítrio Empty Re: Predestinação x Livre Arbítrio

Mensagem por Paulo Marcos Sáb Out 25, 2008 3:46 pm

Creio que até a vontade de querer Deus vem do ES.

De nós não sai nada de bom, só queremos, como homens carnais, o que a carne quer.


Última edição por Paulo Marcos em Ter Nov 04, 2008 8:33 pm, editado 1 vez(es)
Paulo Marcos
Paulo Marcos

Masculino
Número de Mensagens : 12
Localização : Santos-SP
Data de inscrição : 24/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Predestinação x Livre Arbítrio Empty Re: Predestinação x Livre Arbítrio

Mensagem por Alebts Seg Out 27, 2008 7:15 am

Paulo Marcos escreveu:Creio que até a vontade de querer Deus vem do ES.

De nós nãi sai nada de bom, só queremos, como homens carnais, o que a carne quer.

Sim, mas vontade, desejo, querer, nasce em nós. Penso que se a vontade de querer Deus viesse dele mesmo Ele não teria a mim nunca, apenas teria alguém que só tem vontade Dele por Ele mesmo.

Logo, aqueles que não tem vontade Dele sería porque Ele não teve vontade que este tivesse vontade Dele.
Alebts
Alebts

Número de Mensagens : 19
Data de inscrição : 24/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Predestinação x Livre Arbítrio Empty Re: Predestinação x Livre Arbítrio

Mensagem por Paulo Marcos Dom Nov 02, 2008 7:21 pm

Creio na primeira parte de sua afirmação. A segunda não, porque é o que a Justiça perfeita sentencia a toda a humanidade caida. Parte da humanidade caída Ele, por razões e motivos próprios, retirou desta sentença.
Paulo Marcos
Paulo Marcos

Masculino
Número de Mensagens : 12
Localização : Santos-SP
Data de inscrição : 24/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Predestinação x Livre Arbítrio Empty Re: Predestinação x Livre Arbítrio

Mensagem por Alebts Seg Nov 03, 2008 2:17 pm

Paulo, não sei se estamos falando a mesma coisa sem encontrar entendimento ou se estamos em posições opostas sem apresentar idéias firmes, mas pra mim fica muito claro em toda a palavra de Deus que a predestinação é um destino pré determinado a todo aquele que crê.

Significa dizer que ao crer tenho para mim aquilo que Deus destinou e se não crer também tenho aquilo que Deus destinou, sendo que na primeira hipótese tenho a Deus e na segunda tenho um afastamento de Deus, em resumo temos céu e inferno.
Alebts
Alebts

Número de Mensagens : 19
Data de inscrição : 24/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Predestinação x Livre Arbítrio Empty Re: Predestinação x Livre Arbítrio

Mensagem por Paulo Marcos Ter Nov 04, 2008 8:35 pm

Concordo com seu raciocínio, porém o crer de suas afirmações é, para mim, resultado direto da ação do ES em nosso "homem carnal". Sem esta ação direta, é impossível crer em Deus Pai e em Cristo.
Paulo Marcos
Paulo Marcos

Masculino
Número de Mensagens : 12
Localização : Santos-SP
Data de inscrição : 24/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Predestinação x Livre Arbítrio Empty Re: Predestinação x Livre Arbítrio

Mensagem por Alebts Sex Nov 07, 2008 10:02 am

Sim, Paulo, para mim também, é a ação do Espirito Santo que faz dom no coração humano para que gere fé. No entanto, não concebo tudo isto sem a vontade humana expressa, ainda que sem objetividade e discernimento claro, tudo há na vontade humana, caso contrário não existira o pecado de blasfemia contra o Espirito Santo.

E, Deus teria de decidir quem crerá e quem não crerá, quem nasceu para ser salvo e quem nasceu para habitar o inferno.
Alebts
Alebts

Número de Mensagens : 19
Data de inscrição : 24/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Predestinação x Livre Arbítrio Empty Re: Predestinação x Livre Arbítrio

Mensagem por Paulo Marcos Sáb Nov 22, 2008 11:33 am

Alebts, todos nascemos merecendo habitar o inferno!
Paulo Marcos
Paulo Marcos

Masculino
Número de Mensagens : 12
Localização : Santos-SP
Data de inscrição : 24/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Predestinação x Livre Arbítrio Empty Re: Predestinação x Livre Arbítrio

Mensagem por Alebts Ter Nov 25, 2008 1:32 pm

Sim, todos nascemos merecendo o inferno.
Alebts
Alebts

Número de Mensagens : 19
Data de inscrição : 24/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Predestinação x Livre Arbítrio Empty Re: Predestinação x Livre Arbítrio

Mensagem por Vinicius_SG_RJ Qua Dez 17, 2008 1:49 am

Alebts escreveu:Sim, todos nascemos merecendo o inferno.
mas através da Misericórdia do Senhor estamos servindo a ele,pois se não fosse Deus,talvez muitos de nós ne, estariamos aqui.
Vinicius_SG_RJ
Vinicius_SG_RJ
Admin
Admin

Masculino
Número de Mensagens : 232
Idade : 34
Localização : São Gonçalo/Rio de Janeiro
Data de inscrição : 29/04/2008

https://forumevangelico2.forumeiros.com/index.htm

Ir para o topo Ir para baixo

Predestinação x Livre Arbítrio Empty Re: Predestinação x Livre Arbítrio

Mensagem por David Sáb maio 09, 2009 10:41 am

Paz do Senhor a todos


Eu acredito que Deus predestinou "tipos de gente"... Ou seja, os ímpios estão predestinados ao inferno! Já a IGreja de Cristo, está predestinada ao céu!

Não entendo que Deus escolheu uns, individualmente para o céu, e outros, para o inferno... Mas poderemos tentar nos aprofundar na questão!

Em Cristo

David
David
David

Masculino
Número de Mensagens : 2
Data de inscrição : 09/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Predestinação x Livre Arbítrio Empty Re: Predestinação x Livre Arbítrio

Mensagem por Erivelton Sáb Jul 04, 2009 11:05 pm

Porque Deus predestinou uns para o céu e outros para o inferno?
O que o levou a fazer tal julgamento antecipado se a bíblia diz que ele não faz acepção de pessoas?

Erivelton

Número de Mensagens : 1
Data de inscrição : 04/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Predestinação x Livre Arbítrio Empty Re: Predestinação x Livre Arbítrio

Mensagem por Sophia Sex Ago 28, 2009 4:15 pm

A bíblia diz que o inferno foi criado por Deus para o demonio e seus anjos caídos, o amor de Deus nunca intencionou levar a humanidade ao inferno, mas sempre tentou resgatá-la, ao ponto de entregar por ela o que ele tinha de melhor seu filho, agora cabe aos humanos aceitar ou não esse amor, todos fomos predestinados a vida mas a maioria escolhe a morte...

Sophia

Número de Mensagens : 1
Data de inscrição : 28/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Predestinação x Livre Arbítrio Empty Re: Predestinação x Livre Arbítrio

Mensagem por Pr Marcos Dom Ago 30, 2009 1:16 am

Concordo com este ponto de vista.
Não há como sustentar a predestinação senão o sacrifício da cruz seria inútil.
Pr Marcos
Pr Marcos
Moderadores
Moderadores

Masculino
Número de Mensagens : 125
Idade : 52
Localização : São Paulo - SP
Emprego/lazer : Técnico em Informática
Data de inscrição : 30/08/2009

http://prmarcosjustino.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Predestinação x Livre Arbítrio Empty Re: Predestinação x Livre Arbítrio

Mensagem por Ayres Martins Sex Fev 26, 2010 4:54 pm

Meus amigos esse é um assunto tão claro, e tão agradavel de se conversar.
Deus deixou o livre arbítrio para cada um de nós, mas ele sendo soberano, e por sua preciência sabia o que estaria no coração de cada um de nós,
se o amariamos, e viveriamos uma vida talmente rendida a ele. ou virariamos as costas e iriamos embora. sabendo disso ele já elegeu a cada um antes da fundação do mundo.

Ayres Martins

Masculino
Número de Mensagens : 28
Idade : 35
Data de inscrição : 12/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Predestinação x Livre Arbítrio Empty Re: Predestinação x Livre Arbítrio

Mensagem por Eleito Sex Out 07, 2011 3:19 pm

Amigos...
Sem querer ofender ninguém; antes querendo chamar a atenção.

Qual de vocês que clamam ter livre arbítrio escolheu a sua própria vida?

Qual escolheu os pais antes de nascer?

Qual escolheu a raça antes de nascer?

Qual escolheu gostar de um alimento e detestar outro?

Amigos... se predestinação não existe; e se nenhum de nós merece o céu (como alguns correctamente afirmaram aqui); quem se salvará então?

Dizendo o mesmo de outra maneira:
O homem não consegue chegar a DEUS só por si; e DEUS não interfere no caminho do homem (como alguns erradamente dizem).... Que resta então?

Amigos tentem entender... se não for DEUS a nos salvar, nenhum se salvará porque na verdade ninguém o pode merecer.
E se ninguém o pode merecer então como ficamos quem se salvará?

Para não entrar em muito promenor:

Onde ficou o livre-abítrio do Apóstolo Paulo quando Cristo lhe apareceu?
Onde ficou o livre-arbítrio de Jonas?
Onde ficou o livre-arbítrio do Faraó?
Onde ficou o livre-arbítrio de Moisés?

E por aí fora.

Qual é o DEUS de amor?
Aquele que vendo que o filho não tem juízo para se salvar o deixa morrer só para lhe dar livre-abítrio?
Ou aquele que o tira do caminho da morte e depois lhe mostra do que o livrou?

Se existe um lugar no tempo onde aparenta ter existido livre-abítrio foi no tempo da lei (embora DEUS tivesse escolhido também aí um povo mesmo sendo este rebelde).
E desse livre arbítrio (imaginário) quantos se salvaram? A bíblia diz que nenhum.
Se existe livre arbítrio então é algo muito mau... Pois ninguém tem capacidade de se salvar!

Aguardo as vossas respostas amigos foristas.

Eleito

Número de Mensagens : 8
Data de inscrição : 07/10/2011

http://www.igrejadoseleitos.com

Ir para o topo Ir para baixo

Predestinação x Livre Arbítrio Empty Re: Predestinação x Livre Arbítrio

Mensagem por Ayres Martins Sex Out 07, 2011 5:16 pm

dizer que não acredita em predestinação, isso é afrontar a Deus com isso.
porque a predestinação nos mostra de onde viemos e a eleição nos mostra para onde iremos. eu não vou para o céu eu vou voltar para o céu, É diferente. Nós só vamos voltar para o lugar de onde viemos.

O que Ele disse pra Jó?

Jó 38: 4 ao 7 (é bom ler todo o capitulo mas só quero destacar estes)
4 Onde estavas tu quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência.
5 Quem lhe pôs as medidas, se tu o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel?
6 Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina,
7 quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus rejubilavam?

E o que disse Deus através de Paulo em efésios?

Efésios 1: 3 ao 7
3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo,
4 como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade,
5 e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
6 para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado.
7 Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,

agora em tudo a um centro, um equilíbrio. E por mais fina que seja uma folha de papel tem dois lado. Basta nós vermos e observarmos com sabedoria e entendimento.

a palavra "predestinados". Agora, predestinado não é dizer, "Eu escolherei o irmão Fulano, e eu não vou escolher o irmão Beutrano". Aquilo não é isto. É a presciência de Deus que sabia qual seria correto e qual não estaria correto (o livre Arbítrio). Então, através da presciência, Deus sabendo o que cada pessoa faria(o livre Arbítrio), Ele predestinou através da Sua presciência para fazer todas as coisas operarem juntas para o bem daqueles que amam a Deus.

Agora meus amigos, você é capaz de escolher que atitude você tomará. Seja num transito: vou por esta rua, não vou por aquela outra. Isso esta diante de você.
você é capaz de decidir se continua no emprego ou não: vou continuar nesse trabalho ou vou sair deste e procurar outro melhor.

tudo está diante de cada um de nós. Eu não acredito que você aceitou Jesus forçadamente, ou foi dessa maneira? Alguém pegou seu braço e levou a força para ser batizado? Dizendo: se você não se batizar vou descer o pau em você. Eu não acredito nisso. Você foi porque você sentiu de aceitar caso contrario você podia simplesmente dizer não e ter virado as costa.

isso ta diante de cada um de nós. É o que eu falei, Deus por sua preciencia já sabia o que faríamos e simplesmente fez tudo operar para o bem daqueles que o ama.

S. João 3: 16
16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Todos que já chegaram de pisar nesta terra teve uma oportunidade. Todos, absolutamente todos, até Caim teve sua oportunidade de arrependimento.

jonas pode escolher se iria para uma cidade ou iria para outra. ele somente colheu os frutos de sua desobediência, passando um inferno dentro do ventre de uma baleia. e assim com cada um que veio nesta terra.

não somos obrigados a plantar más somos obrigados a colher aquilo que plantamos.

será que algo sai do controle de Deus? se nem mesmo uma mosca não chega de bate suas asas sem que ele saiba. nada sai do seu controle pois ele já sabe o fim desde o principio.

foi dado a Adão o livre arbítrio. Isto foi dado a eles exatamente como a nós, assim para fazer uma escolha. Agora, Adão e Eva, no princípio, havia uma árvore do bem e do mal diante deles, aquela mesma árvore está colocada diante de cada um de nós. porque o certo e o errado estão colocados diante de você. Nós estamos nas mesmas bases que estavam Adão e Eva. "se não comer vive, se comer morre." pronto agora você escolhe.

Agora nós como filhos por adoção procuramos fazer não a nossa vontade más a do Pai que esta no céu porque escolhemos morrer para o mundo e viver para Deus.

Gálatas 2: 20
20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim.


Deus vos abençoe e obrigado.

Ayres Martins

Masculino
Número de Mensagens : 28
Idade : 35
Data de inscrição : 12/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Predestinação x Livre Arbítrio Empty Re: Predestinação x Livre Arbítrio

Mensagem por Vitor António Qua Jan 02, 2013 8:37 pm

Olá Ayres Martins

Afinal que Eleição e predestinação de Deus é essa, se está sujeita á escolha do homem??

Presciência não é previsão,mas sim pré conhecimento,ou seja Deus sabe tudo,porque é Ele que faz tudo acontecer!!

Se Deus fez um projeto baseado no que viu que íamos fazer,então o projeto é nosso e não de Deus e por outro lado não existe livre arbítrio na mesma,porque senão o projeto tinha que ser alterado a cada decisão que tomávamos!!

Tanto a Fé como a salvação,são dom gratuito de Deus,aos Eleitos!!

Paz!!
Vitor António
Vitor António

Número de Mensagens : 26
Idade : 60
Localização : portugal
Humor : sempre bom
Data de inscrição : 01/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Predestinação x Livre Arbítrio Empty Re: Predestinação x Livre Arbítrio

Mensagem por Pr Marcos Qui Mar 14, 2013 12:04 pm

Eleito escreveu:Amigos...
Sem querer ofender ninguém; antes querendo chamar a atenção.

Qual de vocês que clamam ter livre arbítrio escolheu a sua própria vida?

Qual escolheu os pais antes de nascer?

Qual escolheu a raça antes de nascer?

Qual escolheu gostar de um alimento e detestar outro?

Amigos... se predestinação não existe; e se nenhum de nós merece o céu (como alguns correctamente afirmaram aqui); quem se salvará então?

Dizendo o mesmo de outra maneira:
O homem não consegue chegar a DEUS só por si; e DEUS não interfere no caminho do homem (como alguns erradamente dizem).... Que resta então?

Amigos tentem entender... se não for DEUS a nos salvar, nenhum se salvará porque na verdade ninguém o pode merecer.
E se ninguém o pode merecer então como ficamos quem se salvará?

Para não entrar em muito pormenor:

Onde ficou o livre-abítrio do Apóstolo Paulo quando Cristo lhe apareceu?
Onde ficou o livre-arbítrio de Jonas?
Onde ficou o livre-arbítrio do Faraó?
Onde ficou o livre-arbítrio de Moisés?

E por aí fora.


Graça e paz á todos !!!!

Passando pelo fórum deixo aqui meu post referente a este assunto.
Caro Elelito,
Respondendo algumas de suas indagações, precisamos apenas entender que algumas perguntas suas não se enquadram no assunto livre arbítrio.

Qual de vocês que clamam ter livre arbítrio escolheu a sua própria vida?
Obviamente não temos condições de escolher nascer ou não, mas somos frutos do livre arbítrio de nossos pais (na maioria das vezes).

Qual escolheu os pais antes de nascer?
a mesma resposta acima se aplica assim.

Qual escolheu a raça antes de nascer?
Também segue a mesma resposta acima.

Qual escolheu gostar de um alimento e detestar outro?
Isto podemos escolher. Temos livre e total arbítrio do nosso gosto pelos alimentos. Isto não depende da vontade de terceiros, nem da vontade de Deus. Veja que a proibição do comer carne suína aos judeus tem caráter de lei e, assim permanece até hoje.

[quote]Onde ficou o livre-abítrio do Apóstolo Paulo quando Cristo lhe apareceu?[quote]
Paulo tinha liberdade para simplesmente parar e abandonar tudo. O fato de permanecer fiel até o fim e "guardar" a fé foi porque ele escolheu ser fiel.

Onde ficou o livre-arbítrio de Jonas?
Este também tinha livre arbítrio para não se dirigir á Nínive, bastava posicionar isto para Deus.

Onde ficou o livre-arbítrio do Faraó?
Faraó foi entre todos que foram citados aqui o que mais usou o livre arbítrio. Até mesmo no último ato de vida ele poderia, se quisesse, desistir e voltar para o palácio.

Onde ficou o livre-arbítrio de Moisés?
Também acredito que ele poderia se recusar a responder aquele chamado. Para mim ele tinha vontade de tirar o povo do Egito, o que o motivou a aceitar o desafio e atender aquele chamado de Deus.
Pr Marcos
Pr Marcos
Moderadores
Moderadores

Masculino
Número de Mensagens : 125
Idade : 52
Localização : São Paulo - SP
Emprego/lazer : Técnico em Informática
Data de inscrição : 30/08/2009

http://prmarcosjustino.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Predestinação x Livre Arbítrio Empty Re: Predestinação x Livre Arbítrio

Mensagem por Eleito Seg Mar 25, 2013 6:47 am

Olá Marcos...

Se você (segundo a carne) é fruto do livre-arbítrio dos seus pais, logo não teve livre-arbítrio em si para existir ou nascer... na verdade nem os seus pais mas Deus, mas vendo segundo a carne, se alguém aparenta ter tido livre-arbítrio no seu nascimento foram os seus pais e não você e o seu argumento apenas é um desvio de atenção do ponto em questão.

No entanto tudo vem da ordem "mutiplicai-vos" e não do livre-arbítrio... e chegando o tempo determinado por Deus as coisas acontecem.


Você tem livre-arbítrio sobre o que gosta????? Nem sei se essa merece comentário Marcos...
No dia em que o seu filho lhe disser que o ama mais que a qualquer outro, e perguntando você porquê ele lhe responder porque assim decidiu logo repensa o que disse (espero)....

Isso é como as carpideiras que não tendo nada a ver com o morto choram nos funerais por dinheiro.... também elas decidem se importar porque teem a ganhar por isso.... assim é o amor do livre-arbítrio.
Já os familiares, choram por amor sincero e as suas decisões nada teem a ver com isso... frequentemente até precisam de tempo para ultrapassar a dor...

Coisa que não é o seu caso porque a si basta decidir deixar de amar ou não sentir dor.

Mas o verdadeiro amor é involuntário... o outro é fingido.

Quanto a Paulo, Jonas, Faraó e Moisés...
Marcos, você conhece as histórias destes homens ao menos?
Como pode conhecer e dizer estas coisas?

De Paulo, ele mesmo se intitula PRISIONEIRO de Cristo, de Jonas desde o principio que foi contrariado tendo de ficar no ventre do peixe até que lhe "passasse" o livre-arbítrio, do Faraó disse Deus que o iria endurecer para que não deixasse sair o povo e assim o fez varias vezes para lançar as pragas como avisou que faria, de Moisés está escrito que ele não queria ir e assim foi até que Deus se irritou com ele e lá foi Moisés tremendo.

Sendo pastor ao menos conhece estas passagens a que faço alusão... ou preciso de citá-las?

Como pode você usar os argumentos sem conteúdo que usou????

Livre-arbítrio não existe nem no querer nem no efectuar.... mas é apenas uma ilusão da carne.

Eleito

Número de Mensagens : 8
Data de inscrição : 07/10/2011

http://www.igrejadoseleitos.com

Ir para o topo Ir para baixo

Predestinação x Livre Arbítrio Empty INCOERÊNCIA E SADISMO

Mensagem por VANDIR ALLAS Qua Jun 04, 2014 8:10 pm

Amados, Permitam-me considerar.

Quanto mais eu leio textos calvinistas, tanto mais eu fico admirado por ver a inconsistência e incoerência dos mesmos. É o caso do texto acima, escrito pelo Irmão OSEAS e postado pelo Ir. PAULO. Acompanhem...

1) Primeiro, afirma o texto que Deus convida todos à salvação. E que o homem a recusa porque  quer recusar. Aqui já há incoerência pois alega que o homem é quem decide. Afinal, o homem tem ou não tem o livre arbítrio?

2) Em seguida, afirma que o homem é tão pecador que não pode escolher a salvação. Aqui já mudou. Antes afirmou que o homem recusa porque quer recusar. Agora diz que o homem não é capaz de escolher a salvação.

3) E a incoerência continua. Afirma que somente pode aceitar a salvação o homem cujo coração foi mudado por Deus. Ora, se Deus é quem decide qual coração será mudado, então Ele está decidindo quem poderá ser salvo e quem não poderá ser salvo!!

4) E mais incoerência, ainda. Se Deus já decidiu quantas e quais pessoas poderão se converter, a fim de quê Ele anuncia a salvação a todos? Não lhes parece uma atitude sádica anunciar a salvação a um homem que jamais será salvo? E - mais sádica ainda! - aquele homem não será salvo exatamente porque a mesma pessoa (Deus??) que anuncia a salvação já decidiu que aquele homem não poderá ser salvo?

Incoerência. Sadismo. O meu Deus não age, nem pode agir assim.

Recebam o meu carinho,
pr vandir allas
0xx12-39416044
sjcampos sp

VANDIR ALLAS

Número de Mensagens : 1
Data de inscrição : 02/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Predestinação x Livre Arbítrio Empty Re: Predestinação x Livre Arbítrio

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos