Forum Evangelico 2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pode-se Provar pela Bíblia a Doutrina da Transubstanciação?

Ir para baixo

Pode-se Provar pela Bíblia a Doutrina da Transubstanciação? Empty Pode-se Provar pela Bíblia a Doutrina da Transubstanciação?

Mensagem por Vinicius_SG_RJ Qui maio 01, 2008 10:52 am

Doutrina Romanista: A santa eucaristia é o real corpo e real sangue de Cristo sob a aparência externa de pão e vinho. Os elementos são transformados verdadeiramente e substancialmente no corpo e sangue, alma e divindade, ossos e tendões de Cristo.

* Quando foi que esta idéia foi adotada pela Igreja Romana?

Somente em 1215 (Concílio de Latrão).

* Como os romanistas inventaram a doutrina da transubstanciação?

Eles dizem que as palavras de Cristo "Este É meu corpo" devem ser tomadas literalmente: "tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim" (Lucas 22:19 ACF)

* Tal interpretação tem qualquer fundamento?

Não, a não ser que este mesmo método seja usado em outras passagens como: "EU SOU a porta"; "Este cálice É a nova aliança"; "As sete vacas SÃO os sete anos e deglutiram as outras sete vacas" [e os discípulos em Luc 22:19 imediatamente canibalizaram nacos da carne crua de Cristo, deliciando-se em mastigá-la, vampirescamente sorvendo copos do seu sangue].

* A ceia do Senhor foi planejada para ser um sacrifício?

Não, ela foi planejada para comemorar o SACRIFÍCIO COMPLETADO-ENCERRADO no Calvário, "Fazei isto EM MEMÓRIA de mim". O próprio Cristo tomou o pão e partiu-o. Teria Ele, então, dois corpos, um vivo e outro morto? Ele nos diz para fazer isto "até que Ele volte". Quando voltar, irá Ele ter um corpo no ar e outro nos altares de Roma? [Lembremos que uma pessoa só tem um corpo, uma alma, um espírito].

Doutrina Romanista: Na santa eucaristia, Cristo é oferecido como sacrifício propiciatório a Deus, em favor dos vivos e dos mortos. A hóstia e o vinho, depois de transubstanciados, são para ser adorados como sendo Cristo.

* É possível repetir o sacrifício de Cristo?

Não. É proibido. O sacrifício foi feito DE UMA VEZ POR TODAS: Heb 9:25-26,12; 10:10-12; Rom 6:8

"25 Nem também para a si mesmo se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no santuário com sangue alheio; 26 De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo. Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo". (Hebreus 9:25-26 ACF)

"Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção". (Hebreus 9:12 ACF)

"10 Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez. 11 E assim todo o sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar os pecados; 12 Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus", (Hebreus 10:10-12 ACF)

"Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos" (Romanos 6:8 ACF)

A Ceia do Senhor não é um SACRIFÍCIO mas uma CELEBRAÇÃO. É um [mero] "memorial", [uma figura] de alguma coisa já feita. Na ordenança o crente RELEMBRA o sacrifício do Senhor Jesus Cristo [passado] reconhece o poder dEle [presente] e anela pela [iminente] volta dEle [futuro]. (1Cor 11:26)

* Os romanistas estão impugnando [rejeitando] a suficiência do sacrifício de Cristo?

Sim, e leia Heb 6:6 e Rom 6:9:

"E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério" (Hebreus 6:6 ACF).

"Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele". (Romanos 6:9 ACF)

* Onde está o [único] corpo [físico e literal] de Cristo?

No céu, e para nunca mais ser novamente humilhado:

"8 E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. 9 Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome" (Filipenses 2:8-9 ACF)

Doutrina Romanista: O vinho pode ser tomado somente pelo padre. Para os leigos, só pão.

* Quando esta idéia foi introduzida?

Em 1414 (Concílio de Constância).

* Eram ambos, o pão e o vinho, administrados, no tempo dos apóstolos?

"E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho; e TODOS BEBERAM DELE" (Mat 26:27).

"E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho; e todos beberam dele. (Marcos 14:23 ACF).
Vinicius_SG_RJ
Vinicius_SG_RJ
Admin
Admin

Masculino
Número de Mensagens : 232
Idade : 34
Localização : São Gonçalo/Rio de Janeiro
Data de inscrição : 29/04/2008

https://forumevangelico2.forumeiros.com/index.htm

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos