Forum Evangelico 2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pode-se Justificar Biblicamente o Culto às Imagens?

5 participantes

Ir para baixo

Pode-se Justificar Biblicamente o Culto às Imagens? Empty Pode-se Justificar Biblicamente o Culto às Imagens?

Mensagem por Vinicius_SG_RJ Qua Abr 30, 2008 12:17 pm

Pode-se Justificar Biblicamente o Culto às Imagens?



Quem examinar o texto dos 10 Mandamentos como consta dos Catecismos da Igreja Católica perceberá de cara que alguma coisa está faltando, e logo no começo--o mandamento "Não farás para ti imagens de esculturas nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, Não as adorarás nem lhe darás culto" (Êxo. 20:4, 5). O que aconteceu?!

Vejamos como os chamados "católicos orientais", ou ortodoxos, comentam a respeito:

"A Santa Igreja Católica Apostólica Ortodoxa conservou os dez mandamentos da Lei de Deus em sua forma original, sem a menor alteração. O mesmo não sucedeu com o texto adotado pela Igreja Católica Apostólica Romana, no qual os dez mandamentos foram arbitrariamente alterados, ficando totalmente eliminado o segundo mandamento e o último dividido em duas partes, formando dois mandamentos distintos. Esta alteração da Verdade constitui um dos maiores erros teológicos desde que a Igreja Romana cindiu a união da Santa Igreja Ortodoxa no século XI. Esta modificação nos dez mandamentos, introduzidos pelos papas romanos, foi motivada pelo Renascimento das artes. Os célebres escultores daquela época tiveram, assim, amplo setor de atividades artísticas, originando obras de grande valor e estimação. Não obstante, as esculturas representando Deus, a Santíssima Virgem Maria, os santos e os anjos, estavam em completo desacordo com o segundo mandamento de Deus. Havia, pois, duas alternativas, ou impedir a criação de estátuas ou suprimir o segundo mandamento. Os papas escolheram esta última solução, caindo em grave erro.

A eliminação do mandamento referido é por demais suspeita e ocorreu por razões nada justificáveis. Como poderia uma liderança religiosa intrometer-se com um documento pronunciado solenemente pela boca do próprio Deus sobre o Sinai, como é a Sua lei moral, proclamada para servir de base do concerto que Ele propunha a Seu povo? Não seria essa mudança e desconhecimento virtual de parte da membresia católica uma forma de disfarçar a prática de veneração de imagens, claramente condenada pelo 2o. mandamento?

As justificativas apresentadas pelos católicos são totalmente refutáveis. Defendem-se alegando que o próprio Deus mandou construir os querubins que ficavam dentro do lugar Santíssimo do Tabernáculo (mais tarde do Templo definitivo), a serpente de bronze no deserto, bem como alguns desenhos ornamentais, os bois que sustentavam o bacião para abluções cerimoniais, etc. Mas quem já viu o povo de Israel levando os querubins em procissão, realizando "coroação" dos tais bois, acendendo vela ou orando diante de tais símbolos? Será que prestavam o mesmo tipo de honra que os católicos prestam a suas imagens?

Eu me recordo que uns anos atrás estava dormindo numa tarde de verão no meu apartamento em Belo Horizonte, que ficava perto de uma movimentada avenida que dá acesso ao Aeroporto da Pampulha uns quilômetros adiante, e acordei com uma seqüência estranha de explosão de fogos de artifício de tempos em tempos. Fui até a janela do quarto que dava para ver a Av. Antônio Carlos, e vi que havia uma multidão de pessoas ao longo da calçada, por quilômetros. E à distância vi que um carro de bombeiros trazia a imagem de Aparecida, que iria ficar "visitando" a capital mineira. E quantos episódios de claro fanatismo não ocorre com o modo como as autoridades católicas exploram a crendice popular alimentada com as histórias, jamais respaldadas com fatos, de como "apareceu" tal imagem, e toda a mitologia em torno da mesma.

Será que encontramos na Bíblia algum paralelo com tais atitudes? Justificar-se-ia o culto às imagens como praticado pelos católicos? O que acham disso?
Vinicius_SG_RJ
Vinicius_SG_RJ
Admin
Admin

Masculino
Número de Mensagens : 232
Idade : 34
Localização : São Gonçalo/Rio de Janeiro
Data de inscrição : 29/04/2008

https://forumevangelico2.forumeiros.com/index.htm

Ir para o topo Ir para baixo

Pode-se Justificar Biblicamente o Culto às Imagens? Empty Re: Pode-se Justificar Biblicamente o Culto às Imagens?

Mensagem por Pr Marcos Dom Nov 08, 2009 8:29 pm

Graça e paz á todos !!!
O irmão já disse tudo. Os ensinamentos de Moisés foram alterados, assim como várias partes da bíblia para fundamentar as práticas católicas. Argumentar ou debater sobre isso é chover no molhado e nem mesmo os católicos defendem esta prática.
Um exemplo claro disso é o 3º mandamento que diz:
_ "Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás á elas nem as servirás..."
Este mandamento foi modificado para:
_ "Guardar Domingos e festas."
Inclusive aí podemos ver a explicação de onde veio a guarda do domingo como as igrejas protestantes fazem atualmente.
Pr Marcos
Pr Marcos
Moderadores
Moderadores

Masculino
Número de Mensagens : 125
Idade : 52
Localização : São Paulo - SP
Emprego/lazer : Técnico em Informática
Data de inscrição : 30/08/2009

http://prmarcosjustino.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pode-se Justificar Biblicamente o Culto às Imagens? Empty Re: Pode-se Justificar Biblicamente o Culto às Imagens?

Mensagem por Tina Qui Fev 04, 2010 8:57 pm

Boa noite.

No livro de Êxodo capítulo 34 verso 17: NÃO FARÁS PARA TI DEUSES DE FUNDIÇÃO, no verso 14 do mesmo capítulo: PORQUE TE NÃO INCLINARÁS DIANTE DE OUTRO DEUS.... Também nos 10 mandamentos Êxodo 20:4 - NÃO FARÁS PARA TI IMAGEM DE ESCULTURA, NEM ALGUMA SEMELHANÇA DO QUE HÁ EM CIMA NOS CÉUS, NEM EM BAIXO NA TERRA, NEM NAS ÁGUAS, DEBAIXO DA TERRA. VERSO 5: NÃO TE ENCURVARÁS A ELAS NEM AS SERVIRÁS....

A questão toda é como somos educados, criados, etc. e tal, eu desde pequena me recordo de uma imagem de Aparecida na minha casa, mas minha mãe converteu-se e se livrou da mesma. Desde então, frequentando a igreja evangélica, aos 9 anos de idade, aprendi segundo as Escrituras que não me é lícito adorar e ter imagens em casa.

Eu não sinto nenhuma necessidade de tê-las, fui criada, educada segundo esse ensinamento. Acredito que a bíblia nos ensina a NÃO CULTUAR/TER IMAGENS DE ESCULTURA EM CASA E ENCURVAR DIANTE DELAS. AO MEU ENTENDER NÃO TEM COMO JUSTIFICAR O CULTO ATRAVÉS DA PALAVRA DE DEUS. DEUS É CATEGÓRICO: NÃO DEVEMOS CULTUAR E NEM TER IMAGENS DE ESCULTURA.

Tina

Número de Mensagens : 21
Data de inscrição : 31/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pode-se Justificar Biblicamente o Culto às Imagens? Empty Re: Pode-se Justificar Biblicamente o Culto às Imagens?

Mensagem por Pr Marcos Qui Fev 04, 2010 10:16 pm

Cara Tina,
Graça e paz.
Primeiramente gostaria de dar-lhe boas vindas neste fórum e dizer que é um prazer tê-la aqui expondo suas opiniões para nosso engrandecimento e amadurecimento.
Dentro deste tópico gostaria de saber seu ponto de vista de culto á imagens de um ponto de vista diferente.
Você não acha que também se enquadraria em culto a imagem (idolatria):
1º - Uma imagem (como muitos evangélicos tem) do Salmo 23 na parede?
2º - Uma bíblia aberta sempre no Salmo 91 (e muitas vezes num suporte especialmente feito para ela)?
3º - O fato de alguns crentes só acreditarem na oração de A, B ou C como acontece por exemplo com o Apóstolo Valdemiro Santiago que recebe pessoas de vários Estados do Brasil que possuem igrejas do seu ministério lá, portanto bem mais perto?
Não seriam estes também exemplos velados de idolatria á uma imagem ? E, em sendo, podem ser justificados biblicamente ?
Na paz de Cristo.
Pr Marcos
Pr Marcos
Moderadores
Moderadores

Masculino
Número de Mensagens : 125
Idade : 52
Localização : São Paulo - SP
Emprego/lazer : Técnico em Informática
Data de inscrição : 30/08/2009

http://prmarcosjustino.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pode-se Justificar Biblicamente o Culto às Imagens? Empty Re: Pode-se Justificar Biblicamente o Culto às Imagens?

Mensagem por Tina Sex Fev 05, 2010 8:29 pm

Boa noite, graça e paz.

Obrigada pelos votos de boas vindas, eu gosto de internet e de me comunicar com outras pessoas.
1º - As pessoas que mantem a 'Palavra' aberta ou exposta em quadros, etc. podem ter diferentes motivações para fazê-lo. Penso que se expõem a Palavra num quadro e enchem suas paredes com os mesmos pode ser um sinal de externação de seu posicionamento de crença ou religião. Já aqueles que expõem porque acham que atrai proteção divina, aí já é crendice, ou pode também enquadrar-se em idolatria sim. Mas tem que se verificar a motivação para tal.
2º - Deixar a bíblia aberta no Salmo 91, colocá-la em pedestal....Ah, aí já é falta de conhecimento mesmo. Ignorância mesclada com idolatria, eu diria.
3º - Infelizmente vivemos em época que as pessoas não buscam o Deus do milagre e sim as vantagens que Ele possa oferecer. Há pessoas que buscam profetas, se um determinado testemunho evidencia um 'nome', aí já é o bastante para um monte ir atrás do mesmo. Isso é falta de conhecimento, falta de 'querer' mesmo buscar o conhecimento de Deus, Deus se revela a quem o busca e se não temos as respostas que queremos é porque não temos buscado verdadeiramente.

Pr. Marcos acho que não podemos mais viver no mundo da fantasia sobrenatural, há muitas pessoas que conhecem a Palavra, membros de longa data e que vivem na comodidade de buscar no outro a fé e a santidade que não tem(porque não se esforça), por isso essa corrida toda atrás de A ou B em busca de uma benção. Isso não é idolatria, é acomodação.

Tina

Número de Mensagens : 21
Data de inscrição : 31/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pode-se Justificar Biblicamente o Culto às Imagens? Empty Re: Pode-se Justificar Biblicamente o Culto às Imagens?

Mensagem por K9 Sáb Mar 06, 2010 1:08 am

A Igreja Católica é uma igreja cristã, não mosaica, então não há o dever de seguir as leis dos judeus. Jesus não proibiu o culto às imagens. e nem culto nem adoração é; as imagens servem apenas como lembrança dos grandes seres humanos que existiram.
K9
K9

Número de Mensagens : 43
Humor : As Igrejas são engraçadas...
Data de inscrição : 06/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pode-se Justificar Biblicamente o Culto às Imagens? Empty Re: Pode-se Justificar Biblicamente o Culto às Imagens?

Mensagem por Ayres Martins Sáb Mar 06, 2010 2:00 pm

Meu amigo k9, mudou Deus alguma vez acerca de sua palavra?

NÃO.
E as escrituras provam isso.

Malaquias 3: 6
6 Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.


Hebreus 13: 8
8 Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.


Que foi que escreveu os mandamentos, foi Moises ou foi o proprio Deus?

o que ele disse que era pecado ainda é pecado. pois ele é um Deus zeloso como diz em:
Êxodo 34: 14
14 Porque não te inclinarás diante de outro deus; pois o nome do SENHOR é Zeloso; é um Deus zeloso.


então se é pecado para Deus se enclina diante de uma imagem então meu amigo ainda é pecado pois, esse mesmo Deus se manifestou em carne como tambem diz em:
S. João 1: 1 e o 14
1 NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.


E então?

Ayres Martins

Masculino
Número de Mensagens : 28
Idade : 35
Data de inscrição : 12/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pode-se Justificar Biblicamente o Culto às Imagens? Empty Re: Pode-se Justificar Biblicamente o Culto às Imagens?

Mensagem por Ayres Martins Sáb Mar 06, 2010 2:24 pm

meu amigo k9, é muito diferente vc ter uma foto de algum ente querido que já faleceu, e vc ter aquela foto como lembraça. do que vc chegar diante aquela imagem se ajoelhar e pedir intercessão, ou até mesmo pedir alguma coisa que vc esteja necessitado.

Quem foi que morreu por nós, foi Pedro, ou Paulo?
não, meu amigo, mas foi o nosso Senhor Jesus Cristo.
Romanos 8: 34
34 Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.


pois só há um nome entre os céus ia terra que pode haver Salvação.
Atos 4: 12
12 E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.


E então?

Ayres Martins

Masculino
Número de Mensagens : 28
Idade : 35
Data de inscrição : 12/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pode-se Justificar Biblicamente o Culto às Imagens? Empty Re: Pode-se Justificar Biblicamente o Culto às Imagens?

Mensagem por Pr Marcos Dom Mar 07, 2010 12:35 am

K9 escreveu:A Igreja Católica é uma igreja cristã, não mosaica, então não há o dever de seguir as leis dos judeus. Jesus não proibiu o culto às imagens. e nem culto nem adoração é; as imagens servem apenas como lembrança dos grandes seres humanos que existiram.


Caro amigo k9,
Eu acho muito difícil sustentar esta colocação pq tanto a igreja Católica como a protestante têm a mesma raiz: Apostólica, ou seja, foi formada por Apóstolos, ou melhor, pelos Apóstolos de Cristo que pregaram a Palavra da verdade em todas as regiões em que estiveram, e está incluso aí Roma.
Portanto ela tem o dever de seguir e zelar pelas leis, aliás como ela mesma se declara "GHuardiã das Leis de Deus na Terra", ela tem OBRIGAÇÃO de zelar, obedecer e guardar as leis, que é o mínimo que se exige de um tutor. O fato dela mesma desobedecer só mostra o quanto ela é zelosa com o que diz guardar e zelar. Imagina se realmente Deus tivesse dado á ela (ICAR) a obrigação de guarda e zelo da Bíblia o que seria: um caos.
Shalom.
Pr Marcos
Pr Marcos
Moderadores
Moderadores

Masculino
Número de Mensagens : 125
Idade : 52
Localização : São Paulo - SP
Emprego/lazer : Técnico em Informática
Data de inscrição : 30/08/2009

http://prmarcosjustino.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pode-se Justificar Biblicamente o Culto às Imagens? Empty Re: Pode-se Justificar Biblicamente o Culto às Imagens?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos