Forum Evangelico 2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quem é o Anjo do Senhor que apareceu para Moises numa sarça?

Ir para baixo

Quem é o Anjo do Senhor que apareceu para Moises numa sarça? Empty Quem é o Anjo do Senhor que apareceu para Moises numa sarça?

Mensagem por azzi Qui Jul 11, 2013 3:45 pm

Shalom!

Certa vez me levantaram esta questão:


Quem é o Anjo do Senhor que apareceu para Moises numa sarça?
O anjo era Yeshua?
O Anjo era Adonai YHWH (D’us), Aquele que trouxe a existencia tudo que existe?


Minha resposta foi esta:

Vamos analisar de uma forma racional e lógica algumas passagens bíblicas utilizando a bíblia judaica completa para obtermos uma resposta segura dentro do contexto biblico, por exemplo:

(Exodo 3: 1) Ora, Moshê (Moises) estava apascentando o rebanho de Jetro, seu sogro, Kohen de Midiã; e levou o rebanho para trás do deserto, e chegou a Horebe, o monte de D’us.

2. E apareceu-lhe O ANJO DO SENHOR em uma chama de fogo DO MEIO DUMA SARÇA. Moshê olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia;

4. E vendo O SENHOR (o Anjo) que ele se virara para ver, chamou-o DO MEIO DA SARÇA, e disse: Moshê, Moshê! Respondeu ele: Eis-me aqui.


Veja bem, este Anjo do Senhor, que esta no meio da sarça, é identificado acima no versículo 4 como sendo o próprio Senhor, o qual esta no meio da sarça, porem, exercendo o papel no espírito de Anjo (=mensageiro), e não como representante do Senhor se Ele é o próprio Senhor, caso ao contrario no meio da sarça teria que ter duas pessoas, (o Anjo e o Senhor) e não apenas uma só pessoa como registra o texto sagrado.

Observe agora que nos versiculos 5 e 6 abaixo, que, literalmente este Anjo do Senhor se identifica verbalmente para Moises como sendo o próprio D’us de Abraão, Isaque e Jacó, caso ao contrario, este Anjo teria dito a Moises que ele era apenas o representante do D’us de Abraão, Isaque e Jacó, observe:

(Exodo 3:5) Prosseguiu D’US (O ANJO): Não te chegues para cá; tira os sapatos dos pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa.

6. Disse mais: EU SOU O D’US DE TEU PAI, O D’US DE AVRAHAM (Abraão), O D’US DE YITZ'CHAK (Isaque), E O D’US DE YA'AKOV (Jacó). E Moshê escondeu o rosto, porque temeu olhar para D’us (o ANJO).


Nos próximos versículos, o Anjo do Senhor deixa bem claro que o povo de Israel é de propriedade exclusiva dEle porque Ele é o Senhor e D’us deles e dos Paes deles. Observe:

Exodo 3: 7. Então disse o SENHOR (o Anjo): Com efeito tenho visto a aflição DO MEU POVO, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheço os seus sofrimentos;

10. Agora, pois, vem e eu te enviarei a Faraó, para que tireis do Egito O MEU POVO, os filhos de Yisrael.

11. Então MOSHÊ DISSE A D’US (o Anjo): Quem sou eu, para que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Yisrael?

12. RESPONDEU-LHE D’US (o Anjo): Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado do Egito O MEU POVO, servireis a D’us neste monte.

13. Então DISSE MOSHÊ A D’US (o Anjo): Eis que quando eu for aos filhos de Yisrael, e lhes disser: O D’us de vossos pais me enviou a vós; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?

14. RESPONDEU D’US (o Anjo) a Moshê: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos olhos de Yisrael: EU SOU me enviou a vós.


Mais adiante no versículo de Exodo 6: 2 e 3, o Anjo do Senhor, que havia se manifestado na sarça ardente, se identifica verbalmente dando pela primeira vez o seu nome a Moises como sendo o Elohim (D’us) Adonai YHWH, observe:

Exodo 6: 2. D’us (o Anjo) falou com Moshê, e dizendo-lhe: Eu sou ADONAI.

3. Apareci a Avraham (Abraão), a Yitz'chak (Isaque) e a Ya'akov (Jacó), como o El Shaddai (D’us Todo-Poderoso), apesar de não me ter feito conhecer a eles por meio de meu nome, Yud-Heh-Vav-Heh (Adonai YHWH).


YHWH significa: Aquele que trouxe a existencia tudo que existe. E, considerando-se que toda vez que D’us age Ele se identifica assumindo uma porção de espírito em função da necessidade na ocasião, ou seja, como o proposito de D’us era de salvar o seu povo que estava cativo no Egito, Ele assume o nome de Elohim (D’us) Adonai YHWH-shua no espirito de Salvador, pois, o sufixo hebraico “shua” significa “Salvador”.

A palavra hebraica Adonai, que significa Soberano Senhor (ou Senhores), escrita na forma hebraica ela contem sinais massoréticos que são pequenos sinais, em cima e embaixo das letras hebraicas, que dão o som de vogais quando lidas, portanto, se eu pegar e transpor estes sinais massoréticos da palavra hebraica "Adonai" para as consoantes do nome hebraico de D’us, o tetragrama YHWH, e, adicionando o sufixo hebraico “shua” que significa “Salvador”, obtem-se o nome "YeHoWaH-shua”, que signfica: “Eu, o Soberano Senhor, que trouxe a existência tudo que existe, Sou o Salvador”.

Este nome "YeHoWaH-shua”, foi contraído para “YeHo-shua”, que foi contraído para “Ye-shua” (Yeshua), que é mencionado entre os gentios cristãos como “Yesus”, que é similar a Jeova Salvador, pois o propósito de D’us foi de nos salvar do Egito (espiritual). Mas como eu posso afirmar que o D’us que falava no Antigo Testamento com Moises era de fato Yeshua?

Ora, observe que neste versículo abaixo (Mt 23:37), Yeshua deixa bem claro que por varias vezes Ele mesmo tentou proteger orientar e resgatar o povo de D’us e foi rejeitado, veja bem, Yeshua estava se referindo as tentativas feitas por Ele mesmo registradas lá no Antigo Testamento, até então o Novo Testamento ainda nem existia na ocasião! Observe:

(Mt 23:37) - “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis EU ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste

Portanto, quem falava lá no Antigo Testamento com os patriarcas Adão, Noé, Abraão, Jacó, Moises e aos profetas, era Yeshua, o qual não se identificava como sendo o representante do D’us verdadeiro, mas se identificava como sendo o próprio Senhor e D’us verdadeiro.

Quando Yeshua disse:

(João 8:56) - Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se.

Ele estava se referindo ao encontro de Abraão com dEle como sendo D’us encarnado na forma humana que estava acompanhado por dois anjos também na forma humana registrado la em Gn 18, observe:

1. Depois APARECEU O SENHOR a Avraham junto aos carvalhos de Manre, estando ele sentado à porta da tenda, no maior calor do dia.

2. Levantando Avraham os olhos, olhou e EIS TRÊS HOMENS DE PÉ EM FRENTE DELE. Quando os viu, correu da porta da tenda ao seu encontro, e prostrou-se em terra,


Quando Yeshua disse:

(João 8:58) - Disse-lhes Yeshua: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse EU SOU.

Com este, “EU SOU”, Yeshua estava se referindo ao primeiro contato que Ele teve com Moises quando se identificou dizendo:

Exodo 3: 14. Respondeu D’us (o Anjo) a Moshê: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos olhos de Yisrael: EU SOU me enviou a vós.

Mas como pode ser D’us que se comunicava no Antigo Testamento com os nossos patriarcas e profetas se o proprio Yeshua e seu apostolo João dizem que ninguém jamais viu e ouviu a D’us. Observe:

(João 5:37) - E o Pai, que me enviou, ele mesmo testificou de mim. VÓS NUNCA OUVISTES A SUA VOZ, NEM VISTES O SEU PARECER.

(1 João 4:12) - NINGUÉM JAMAIS VIU A D’US; se nos amamos uns aos outros, D’us está em nós, e em nós é perfeito o seu amor.


Pois é, veja o estrago que se faz quando se pega versículos isolados fora do contexto bíblico, pois, nestes versículos abaixo ditos também por Yeshua e seu apostolo João falam ao contrario! E agora? Os versículos se contradizem de fato ou somos nós é quem não sabemos interpretar as escrituras dentro do contexto bíblico? Veja:

(João 14:6) - ...Eu sou o caminho,... ninguém VEM ao Pai, senão por mim. (7) - Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto. (9) - ...QUEM ME VÊ A MIM VÊ O PAI; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?

João 6:45) - Está escrito nos profetas: E SERÃO TODOS ENSINADOS POR D’US. Portanto, todo aquele que DO PAI OUVIU E APRENDEU vem a mim. (46) - Não que alguém visse ao Pai, A NÃO SER AQUELE QUE É DE D’US; ESTE TEM VISTO AO PAI.

(João 1:18) - D’us nunca foi visto por alguém. O FILHO UNIGÊNITO, que está no seio do Pai, ESSE O REVELOU.


Quando se lê que ninguém jamais viu e ouviu a D’us o texto bíblico expressa dentro do contexto geral a incapacidade do ser humano de conhecê-lo plenamente fora do canal que o próprio D’us estabeleceu.

Ou seja, se você não reconhece Yeshua como sendo o personagem na porção de espírito de Cordeiro de D’us para expiação de pecados (Jo 1: 29)

Se você não reconhecer que Yeshua é de fato a Palavra de D’us que é YHWH encarnado (Jo 1:1, Jo 1:14) de nome Emanuel (=D’us conosco).

Se você não reconhecer que Yeshua esvaziou-se de sua igualdade como D’us e entrou no ventre de uma virgem se fazendo no espírito de filho do homem, ou seja, descendente do homem (Fp 2:7)

Se você não reconhecer que Yeshua se fez no espirito de o ultimo Adão perfeito que restauraria a aliança com D’us que o primeiro Adão negligentemente quebrou (1Co 15:45,).

Se você não reconhecer a ambos, a Palavra enviada de D’us (=Yeshua) e a D’us (o Pai), como sendo o único D’us YHWH verdadeiro e a Vida eterna porque ambos são um (Jo 17:3, Jo 10:30). Não tem como ouvir e ver a D’us porque não ouve e vê a Palavra de D’us que é D’us que é Yeshua.


Qualquer povo na face da terra tem seus deuses e crêem que eles são verdadeiros, porem, para se crer de fato no único e verdadeiro D’us é necessário crer na sua Palavra (encarnada) que é Yeshua e em seu Pai porque ambos são UM, caso ao contrario você crê em um falso D’us com aparência de verdadeiro.

Abraão viu e ouviu a D’us (=Yeshua) encarnado face a face (Jo 8: 56-57 compare com Gn 18). Josué viu e ouvir a D’us (=Yeshua) face a face na tomada de Jericó (Js 5: 13 a 15). Jacó viu ouviu e lutou com D’us (=Yeshua) encarnado (Gn 32:24-28)! Moisés ouviu e viu face a face a D’us (=Yeshua) glorificado na forma de Anjo (Nm 12: 6 a 8;, Ex 3:1 a 6; Ex 3:14 Ex 33: 22-23).

Davi era intimo com Yeshua recitando salmos para Ele!!! (compare: Lc 20: 41 a 44 com Sl 110: 1). Yeshua (o Verbo de D’us que é D’us) falava com os profetas em sonhos, visões e enigmas (Hb 1: 1; Nm 12: 6 a 8.). Isaias viu Yeshua e o Espírito Santo (observe Jo 12:41 e compare Is 6:1 a 8 e Atos 28: 25, 26).

Veja bem, Yeshua (=D’us) não é um Anjo e nem homem, mas Ele se faz na porção de espírito de Anjo e de homem. Portanto, o Anjo na sarça é D’us, mas, D’us não se resume ou se limita apenas como personagem na porção de espírito de Anjo (=mensageiro). O homem que lutou com Jacó é D’us mas D’us não se resume ou se limita apenas como sendo o personagem na porção de espírito de homem.

maiores esclarecimentos veja:
https://forumevangelico2.forumeiros.com/t275-os-7-sete-espiritos-de-dus-teofania

E VC, o que responderia?

Shalom!

azzi

Número de Mensagens : 41
Data de inscrição : 15/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos