Forum Evangelico 2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A filosofia do tempo e o espaço e sua aplicação na doutrina do "céu e o inferno"

Ir para baixo

A filosofia do tempo e o espaço e sua aplicação na doutrina do "céu e o inferno" Empty A filosofia do tempo e o espaço e sua aplicação na doutrina do "céu e o inferno"

Mensagem por Salomão Sex Ago 31, 2012 1:35 pm

A filosofia do tempo e o espaço e sua aplicação na doutrina do céu e o inferno.
Olá irmãos , quero a opinião de vocês sobre este assunto abaixo , pois acredito que a discusão desse tópico vai ajudar a resolver varios problemas de interpretação.
Tenho em mente que o pensamento coletivo e consciso de um assunto é mais seguro do que individual e restrito a uma unica mente.


A doutrina do céu e o inferno.
Por causa da crença na imortalidade da alma ,é pregado pela maior parte da cristandade que na morte do corpo , a alma se desprende e toma uma de duas possiveis direções. A alma pode ir para o céu ( ou seio de abraão para alguns ) ou para o inferno .
Se a alma é de um justo , ele se dirige ao céu , se a alma for de um ímpio , ele se dirige ao inferno.
O inferno é dito como um lugar de tormento para as almas dos ímpios até o dia do juizo final.
O texto mais famoso que conhecemos para apoiar esta crença é lucas 16:16-19 ( o rico e o mendigo ).

A filosofia do tempo e o espaço.

Ao estudar esta filosofia , descobrir que nenhum acontecimento ou evento pode ocorrer sem o tempo e outras sem o espaço. E que não existe nenhum processo ( ou evento ) sem tempo. Pois processo é tudo que se faz ou acontece no tempo , ou melhor , é tudo que precisa de tempo para se fazer ou acontecer. por exemplo :
Ler é um processo , escrever é um processo, pensar é um processo .. etc... , pois precisa do tempo para acontecer ou fazer.
Com isso em mente , venho a mim interessantes perguntas sobre a crença do "céu e o inferno" como dito acima: Qual é o momento em que a alma se desprende do corpo ? É imediatamente ? quando se esta velando o corpo , a alma já tomou uma das direções ?É possivel que a alma chegue até a cova ? E quanto ao ímpio , é possivel que seu corpo seja lançado no inferno antes da ressureição final ?
Levei a um amigo estas perguntas , e ele respondeu :
"A alma sai imediatamente por ocasião da morte" ..... "no velorio , a alma já chegou ao seu merecido destino"......"por causa disso não dá TEMPO para alma se chegar a cova"..." o corpo do ímpio só poderia ser lançado no inferno se a ressurreição acontecesse agora " ... os ímpios vão ser lançados no lago de fogo na execução final do juizo , e neste lago de fogo o inferno também será lançado ". Com isso se torna impossivel que o corpo do ímpio seja lançado no inferno agora e depois " ( mas sim no lago de fogo como escrito em apocalipse 20 :14-15 ).
Aplicando filosoficamente a inquebravel lei do tempo e espaço , se tornaria impossivel que esses eventos ( a alma se dirigindo para a cova ,e o corpo sendo lançado no inferno )acontecesse.
Mas não me limitei as respostas de meu amigo que erão conscisas e coerentes. Procurei mais evidências biblicas e encontrei textos extraordinarios .
Será que estes eventos ditos como impossiveis seriam impossiveis mesmo ? Se esses eventos forem possiveis , a doutrina do "céu e o inferno" como ensinada estaria errada e reprovada pela biblia . Mas se ao contarario , ficariam alguns textos para ser explicados.

É importante repetir a situação!!!!
A situação é o seguinte: Para esses eventos "impossiveis" serem "possiveis" ,a doutrina tem que estar errada . Para que a doutrina seja verdadeira a biblia não pode dar esses eventos como possiveis .( não existe meio termo aqui ).

Primeiro evento - a possibilidade da alma se dirigir para a cova.



JÓ 33:22-" A SUA ALMA SE VAI CHEGANDO Á COVA , E SUA VIDA, AOS PORTADORES DA MORTE ". ( Se a alma se desprende imediatamente do corpo após a morte, como explicar este texto ? )

JÓ 33:28- "DEUS REDIMIU A MINHA ALMA DE IR PARA A COVA; E A MINHA VIDA VERÁ A LUZ."( Como Deus salvaria a alma de ir para a cova, se isso fosse impossivel?).


SALMOS 30:3-"SENHOR, DA COVA FIZESTE SUBIR A MINHA ALMA;PRESERVASTE-ME A VIDA PARA QUE NÃO DESCESSE À SEPULTURA."(Deus evitou que isso acontecesse com davi naquele momento )

O segundo evento - A possibilidade do corpo do ímpio ser lançado no inferno.

MATEUS 5:29 -"SE O TEU OLHO DIREITO TE FAZ TROPEÇAR, ARRANCA-O E LANÇA-O DE TI ; POIS TE CONVÉM QUE SE PERCA UM DOS TEUS MENBROS , E NÃO SEJA TODO O TEU CORPO LANÇADO NO INFERNO".( fica claro aqui que o corpo pode ser lançado no inferno , situação dita como impossivel para aqueles que interpretam o inferno como lugar de tormento para a alma do ímpio ).


para provar a existência de um lugar de tormento para onde vai a alma dos ímpios logo após a morte, usam varios textos.aqui estão alguns:

MATEUS18:9-..."SERES LANÇADO NO INFERNO DE FOGO".

MARCOS 9:43-47 - ....INFERNO , PARA O FOGO INEXTINGUIVEL.....".
ESTE INFERNO CITADO NESTES TEXTOS É O MESMO DE MATEUS 5:29 !!!!

Esses textos não podem ser usados para provar a existência do inferno como lugar de tormento destinado para as almas dos ímpios( POIS ESTE INFERNO APRESENTADO ALI, NÃO É UM LUGAR ESPECIFICO PARA ALMA , POIS O CORPO É LANÇADO ALI .)

Se os dois casos ditos como impossiveis ( a alma ir para a cova e o corpo ser lançado no inferno ) são possiveis ,então , chegamos a conclusão que tanto a alma como o corpo poderia ir para a cova como perecer no inferno .
MATEUS10:28-........" TEMEI ,ANTES,AQUELE QUE PODE FAZER PERECER NO INFERNO TANTO A ALMA COMO O CORPO."Da-se a entender que quando a biblia fala de "inferno de fogo" , esta querendo fazer referência ao lago de fogo onde vão ser lançados os ímpios com seus corpos.mateus 5:29, mateus 18:9 , marcos 9:43-47 , apocalipse 20 :13-14.

editei esse tópico não com objetivo de afrontar( pois é proibido com justiça tal atitude neste forum ) e sim discutir , para que nossa crença seja fruto de uma convicção e não de fanatismo. Por isso peço a opinião dos amigos desse forum para esta questão.
obrigado a todos !


Salomão

Número de Mensagens : 9
Data de inscrição : 31/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos