QUEM ESCREVEU AS NOVAS TÁBUAS DA LEI?

Ir em baixo

QUEM ESCREVEU AS NOVAS TÁBUAS DA LEI? Empty QUEM ESCREVEU AS NOVAS TÁBUAS DA LEI?

Mensagem por Jaime Dias da Silva em Qua Maio 18, 2011 2:11 pm

Por: Jaime D. Silva e Júlio C. Albach.

Bom estudo, Deus te abençoe em Graça e em conhecimento.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

“Mas falamos A SABEDORIA DE DEUS OCULTA EM MISTÉRIOS, a qual Deus ordenou antes dos séculos para a nossa glória.” 1º Co. 2:7.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


AS PRIMEIRAS TÁBUAS DA LEI, LAVRADAS E ESCRITAS POR DEUS
“E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte de Sinai) AS DUAS TABUAS DO TESTEMUNHO, TABUAS DE PEDRA, ESCRITAS PELO DEDO DE DEUS.” Êx. 31:18.

“E AQUELAS TABUAS ERAM OBRA DE DEUS; TAMBÉM A ESCRITURA ERA A MESMA DE DEUS, ESCULPIDA NAS TABUAS.” Êx. 32:16.

MOISÉS QUEBRA AS TABUAS DA LEI
Indignado com a idolatria de seu povo, ao descer do Monte Moisés quebra AS DUAS TABUAS
“E aconteceu que, chegando ele ao arraial, e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se o furor de Moisés, E ARREMESSOU AS TABUAS das suas mãos, E QUEBROU-AS AO PÉ DO MONTE.” Êx.32:19.

AS NOVAS TÁBUAS DA LEI
“Então disse o Senhor a Moisés: LAVRA-TE DUAS TÁBUAS DE PEDRA, como as primeiras; E EU ESCREVEREI NAS TÁBUAS as mesmas palavras que estavam nas primeiras tabuas, que tu quebraste.” Êx. 34:1.

Baseados na sua previsão religiosa, os interpretes das Escrituras firmados “NA LETRA DA PALAVRA”, imaginam assim: Uma vez que Deus “NÃO PODE MENTIR”, Ele teria que cumprir naqueles dias, o prometido: Isto é, deveria ESCREVER NOVAMENTE os dez mandamentos, nas DUAS TABUAS DE PEDRA; certo? Errado.
“...Errais, não conhecendo as Escrituras, NEM O PODER DE DEUS.” Mt. 22:29

DEUS É ESPÍRITO, portanto:
NÃO VÊ COMO VÊ O HOMEM. 1ª Sm. 16:7.
NÃO PENSA COMO PENSA O HOMEM
NÃO CAMINHA NO CAMINHO DO HOMEM
SEU TEMPO, não é o mesmo do homem. 2 Pe. 3:8.
SEUS JUÍZOS SÃO INSONDÁVEIS
SEUS CAMINHOS SÃO INESCRUTÁVEIS. Rm. 11:33.
“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.” Is. 55:8.

A LETRA MATA, MAS O ESPÍRITO VIVIFICA
O Apóstolo Paulo, entendendo que “A LETRA DA PALAVRA” no seu rudimento, era incapaz de manifestar os fatos ESPIRITUAIS D’ELA na sua amplitude (Sl. 119:96), alertou do risco de morte provocado pela “PRÓPRIA LETRA”, aos que querem interpretá-la, sem A REVELAÇÃO DA LETRA, dada pelo Espírito Santo.
“O qual nos fez também capazes de ser ministros dum novo testamento, NÃO DA LETRA, MAS DO ESPÍRITO, PORQUE A LETRA MATA, e o espírito vivifica.” 2º Co. 3:6.

É IMPOSSÍVEL QUE DEUS MINTA (Nm.23:19).
Por ser ESPÍRITO, Deus não era e não é obrigado a cumprir SUAS PROMESSAS, nem segundo a previsão religiosa, nem segundo o tempo humano e nem segundo apenas na “LETRA DA PALAVRA”. Mas sim, segundo o Seu propósito, segundo o seu tempo, e segundo “A REVELAÇÃO DA LETRA DA PALAVRA”. Gl. 1:12.

VEJAMOS ALGUNS EXEMPLOS BÍBLICOS, DA LETRA DA PALAVRA E DA REVELAÇÃO DA LETRA.
“Porque UM MENINO NOS NASCEU, UM FILHO SE NOS DEU...” Is. 9:6.

Qualquer intérprete da LETRA de nossos dias se vivesse naquele tempo, e ouvisse essa mesma promessa do Senhor; a interpretaria na previsão religiosa, no tempo presente d’ela” e na superficialidade da Letra. Como se o menino já teria nascido, e o filho já se havia sido nos dado.
No entanto, Isaias morreu sem ver cumprida essa promessa; nem por isso Deus foi considerado (falo como homem) mentiroso aos olhos do profeta, nem diante da Palavra que dissera. Pois o Senhor sabia, a que ela se cumpriria, segundo o Seu propósito, segundo o Seu tempo e segundo “A REVELAÇÃO DA LETRA; conforme aconteceu com o nascimento do Messias, cerca de 8 séculos mais tarde.

A LETRA DA PALAVRA, DIZIA:
“E fizeste chover sobre eles O MANÁ para comerem, e lhes tivesse dado O TRIGO DO CÉU.” Sl. 78:24 – Êx. 16:4.

A REVELAÇÃO DA LETRA, AFIRMOU OUTRA COISA:
“Disse-lhes Jesus: Na verdade, na verdade vos digo: Moisés NÃO VOS DEU O PÃO DO CÉU; mas meu Pai VOS DÁ O VERDADEIRO PÃO DO CÉU.
Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.” Jo. 6:32-33.

A LETRA DA PALAVRA, DIZIA:
“Jesus pois lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, SE NÃO COMERDES A CARNE DO FILHO DO HOMEM, E NÃO BEBERDES O SEU SANGUE, não tereis vida em vós mesmos.” Jo. 6:53.

A REVELAÇÃO DA LETRA, AFIRMOU OUTRA COISA:
“O espírito é o que vifica, A CARNE PARA NADA APROVEITA; as palavras que eu vos disse SÃO ESPÍRITO E VIDA.” Jo. 6:63.

AS NOVAS TÁBUAS DA LEI, LAVRADAS E ESCRITAS POR MOISÉS
“Então ele lavrou AS DUAS TABUAS DE PEDRA, como as primeiras; e levantou-se Moisés pela manhã de madrugada, e subiu ao monte de Sinai, como o Senhor lhe tinha ordenado: e tomou as duas tabuas de pedra na mão.” Êx. 34:4.

“Disse mais o Senhor a Moisés: ESCREVE ESTAS PALAVRAS: porque conforme ao teor destas palavras tenho feito concerto contigo e com Israel.
E esteve ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites: não comeu pão, nem bebeu água, E ESCREVEU NAS TABUAS as palavras do concerto, OS DEZ MANDAMENTOS.” Êx. 34:27-28.

A CONTESTAÇÃO DOS INTÉRPRETES DA LETRA
Os A.S.D para sustentar sua teoria, de que foi Deus que escreveu nas NOVAS TABUAS DE PEDRA, apresentam várias versões da Palavra de Deus, e outros versículos antagônicos (entre eles, dois da primeira escritura de Deus, Dt. 4:12-13; 5:22); e “UM” afirmando na “SUA LETRA”, que Deus ESCREVEU NOVAMENTE NAS NOVAS TABUAS DE PEDRA.

“Naquele mesmo tempo me disse o Senhor: Alisa duas tabuas de pedra, como as primeiras, e sobe a mim ao monte, e faze-te uma arca de madeira;
E NAQUELAS TABUAS ESCREVEREI AS PALAVRAS que estavam nas primeiras tabuas, que quebraste, e as porás na arca.
ENTÃO ESCREVEU NAS TABUAS, conforme à primeira escritura, os dez mandamentos, que O SENHOR vos falara no dia da assembléia, no monte, do meio do fogo; e o SENHOR mas deu a mim;” Dt. 10:1-2,4.

Os A.S.D, nos perguntam: Se o próprio Deus afirmou que ELE ESCREVERIA OS MANDAMENTOS NAS TABUAS DE PEDRA. Então o que aconteceu para que a Palavra do Senhor “NÃO SE CUMPRISSE”?

Se não tivéssemos argumentos na REVELAÇÃO DA LETRA, poderíamos recorrer à MESMA LETRA; usando a mesma pergunta:
Se o próprio Deus afirmou que MOISÉS ESCREVERIA OS MANDAMENTOS NAS TABUAS DE PEDRA (Êx. 34:27-28). Então o que aconteceu para que a Palavra do Senhor também, “NÃO SE CUMPRISSE”?

No entanto, não precisamos disso. Não fazemos nenhuma manobra da Palavra de Deus, em nosso favor, em prol do tema levantado:
“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, MAS SIM PODEROSAS EM DEUS PARA A DESTRUIÇÃO DAS FORTALEZAS.” 2º Co. 10:4.

Vejamos agora, pela REVELAÇÃO DA LETRA, porque que (Dt. 10:1-2,4), não se cumpriu, SEGUNDO A PREVISÃO RELIGIOSA...
Mas sim, segundo A PREVISÃO DE DEUS, anunciado mais tarde por Jeremias:
“Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei UM CONCERTO NOVO com a casa de Israel e com a casa de Judá.
Não conforme o concerto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porquanto eles invalidaram o meu concerto, apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor.
Mas este é o concerto que farei com a casa de Israel DEPOIS DAQUELES DIAS, diz o Senhor: POREI A MINHA LEI NO SEU INTERIOR, E AS ESCREVEREI NO SEU CORAÇÃO; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.” Jr. 31:31-33.

(Dt. 10:1-2,4), não se cumpriu mesmo, SEGUNDO O TEMPO, E NOS DIAS DE MOISÉS...
Mas, “ELA COMEÇOU A SER CUMPRIDA”, SEGUNDO O TEMPO DE DEUS; NOS DIAS DO MESSIAS.
“Mas, vindo A PLENITUDE DOS TEMPOS, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,
Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.” Gl. 4:4-5.

(Dt. 10:1-2,4), não se cumpriu mesmo, SEGUNDO A SUPERFICIALIDADE DA “LETRA”.
Mas, ELA SE CUMPRIU, SEGUNDO “A REVELAÇÃO DA LETRA”:
“Porque JÁ É MANIFESTO (revelado) que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, E ESCRITA, não com tinta, mas, COM O ESPÍRITO DE DEUS VIVO, não em tabuas de pedra, MAS NAS TABUAS DE CARNE DO CORAÇÃO.” 2º Co. 3:3.

POR QUE ENTÃO, DEUS NÃO ESCREVEU NOVAMENTE NAS SEGUNDAS TABUAS DE PEDRA?
Por vários motivos, bíblicos:
1). Porque, seu povo tinha já INVALIDADO aquele PRIMEIRO CONCERTO.
“Não conforme o concerto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porquanto ELES INVALIDARAM O MEU CONCERTO, apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor. Jr. 31:32.

2). Porque o plano de Deus, sempre foi progressivo, de glória em glória (2º Co. 3:18). Se Ele lavrasse as pedras e as escrevesse novamente, Seu plano permaneceria na MESMICE. Se também, escrevesse NAS TABUAS LAVRADAS POR MOISÉS, seu plano tornava-se REGRESSIVO; em relação A ESCRITURA FEITA NAS TABUAS PERFEITAS, LAVRADAS POR ELE, antes.

3). Foi Moisés, quem quebrou AS PRIMEIRAS TABUAS; e por uma questão de justiça Divina (Gl. 6:7); o próprio deveria LAVRÁ-LAS E ESCREVÊ-LAS novamente, conforme aconteceu.
“Disse mais o Senhor a Moisés: ESCREVE ESTAS PALAVRAS: porque conforme ao teor destas palavras tenho feito concerto contigo e com Israel.
E esteve ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites: não comeu pão, nem bebeu água, E ESCREVEU NAS TABUAS as palavras do concerto, OS DEZ MANDAMENTOS.” Êx. 34:27-28.

4). Pois fazia parte do propósito de Deus, não escrever “TRÊS VEZES”, mas apenas DUAS VEZES; não de FORMA IGUAL, mas de forma DIFERENTE: Primeira vez, na forma das SOMBRAS DA LEI (Hb. 10:1); no primeiro concerto com os israelitas, através de TABUAS DE PEDRA, com duração TRANSITÓRIA (2 Co. 3:11).
SEGUNDA VEZ, na forma “EXATA DAS COISAS” (Hb. 10:1), NO SEGUNDO CONCERTO, NAS TABUAS DE CARNE DO CORAÇÃO “DA SUA IGREJA”, com duração ETERNA. Hb. 13:20.
“E farei com eles UM CONCERTO ETERNO, que não se desviará deles, para lhes fazer bem; E POREI O MEU TEMOR NO SEU CORAÇÃO para que nunca se apartem de mim.” Jr. 32:40.

“E lhes darei um mesmo coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne O CORAÇÃO DE PEDRA, e lhes darei um coração de carne.” Ez. 11:19.

5). Deus JAMAIS fez, e jamais fará “UMA MESMA COISA” DUAS VEZES; pois Ele é PERFEITO.
“Ele é a rocha, CUJA OBRA É PERFEITA, porque TODOS OS SEUS CAMINHOS JUÍZO SÃO: Deus É A VERDADE, e não há nele injustiça; JUSTO E RETO É” Dt. 32:4.

“Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, AINDA NECESSITAIS DE QUE VOS TORNE A ENSINAR QUAIS SEJAM OS PRIMEIROS RUDIMENTOS DAS PALAVRAS DE DEUS; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não do sólido mantimento.” Hb. 5:12.

VISITE: http://apocalipsejj.blogspot.com

Chibolete,

Jaime e Júlio
Jaime Dias da Silva
Jaime Dias da Silva

Número de Mensagens : 48
Data de inscrição : 16/02/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum