QUEM ESCREVEU AS NOVAS TÁBUAS DA LEI?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

QUEM ESCREVEU AS NOVAS TÁBUAS DA LEI?

Mensagem por Jaime Dias da Silva em Qua Maio 18, 2011 2:11 pm

Por: Jaime D. Silva e Júlio C. Albach.

Bom estudo, Deus te abençoe em Graça e em conhecimento.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

“Mas falamos A SABEDORIA DE DEUS OCULTA EM MISTÉRIOS, a qual Deus ordenou antes dos séculos para a nossa glória.” 1º Co. 2:7.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


AS PRIMEIRAS TÁBUAS DA LEI, LAVRADAS E ESCRITAS POR DEUS
“E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte de Sinai) AS DUAS TABUAS DO TESTEMUNHO, TABUAS DE PEDRA, ESCRITAS PELO DEDO DE DEUS.” Êx. 31:18.

“E AQUELAS TABUAS ERAM OBRA DE DEUS; TAMBÉM A ESCRITURA ERA A MESMA DE DEUS, ESCULPIDA NAS TABUAS.” Êx. 32:16.

MOISÉS QUEBRA AS TABUAS DA LEI
Indignado com a idolatria de seu povo, ao descer do Monte Moisés quebra AS DUAS TABUAS
“E aconteceu que, chegando ele ao arraial, e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se o furor de Moisés, E ARREMESSOU AS TABUAS das suas mãos, E QUEBROU-AS AO PÉ DO MONTE.” Êx.32:19.

AS NOVAS TÁBUAS DA LEI
“Então disse o Senhor a Moisés: LAVRA-TE DUAS TÁBUAS DE PEDRA, como as primeiras; E EU ESCREVEREI NAS TÁBUAS as mesmas palavras que estavam nas primeiras tabuas, que tu quebraste.” Êx. 34:1.

Baseados na sua previsão religiosa, os interpretes das Escrituras firmados “NA LETRA DA PALAVRA”, imaginam assim: Uma vez que Deus “NÃO PODE MENTIR”, Ele teria que cumprir naqueles dias, o prometido: Isto é, deveria ESCREVER NOVAMENTE os dez mandamentos, nas DUAS TABUAS DE PEDRA; certo? Errado.
“...Errais, não conhecendo as Escrituras, NEM O PODER DE DEUS.” Mt. 22:29

DEUS É ESPÍRITO, portanto:
NÃO VÊ COMO VÊ O HOMEM. 1ª Sm. 16:7.
NÃO PENSA COMO PENSA O HOMEM
NÃO CAMINHA NO CAMINHO DO HOMEM
SEU TEMPO, não é o mesmo do homem. 2 Pe. 3:8.
SEUS JUÍZOS SÃO INSONDÁVEIS
SEUS CAMINHOS SÃO INESCRUTÁVEIS. Rm. 11:33.
“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.” Is. 55:8.

A LETRA MATA, MAS O ESPÍRITO VIVIFICA
O Apóstolo Paulo, entendendo que “A LETRA DA PALAVRA” no seu rudimento, era incapaz de manifestar os fatos ESPIRITUAIS D’ELA na sua amplitude (Sl. 119:96), alertou do risco de morte provocado pela “PRÓPRIA LETRA”, aos que querem interpretá-la, sem A REVELAÇÃO DA LETRA, dada pelo Espírito Santo.
“O qual nos fez também capazes de ser ministros dum novo testamento, NÃO DA LETRA, MAS DO ESPÍRITO, PORQUE A LETRA MATA, e o espírito vivifica.” 2º Co. 3:6.

É IMPOSSÍVEL QUE DEUS MINTA (Nm.23:19).
Por ser ESPÍRITO, Deus não era e não é obrigado a cumprir SUAS PROMESSAS, nem segundo a previsão religiosa, nem segundo o tempo humano e nem segundo apenas na “LETRA DA PALAVRA”. Mas sim, segundo o Seu propósito, segundo o seu tempo, e segundo “A REVELAÇÃO DA LETRA DA PALAVRA”. Gl. 1:12.

VEJAMOS ALGUNS EXEMPLOS BÍBLICOS, DA LETRA DA PALAVRA E DA REVELAÇÃO DA LETRA.
“Porque UM MENINO NOS NASCEU, UM FILHO SE NOS DEU...” Is. 9:6.

Qualquer intérprete da LETRA de nossos dias se vivesse naquele tempo, e ouvisse essa mesma promessa do Senhor; a interpretaria na previsão religiosa, no tempo presente d’ela” e na superficialidade da Letra. Como se o menino já teria nascido, e o filho já se havia sido nos dado.
No entanto, Isaias morreu sem ver cumprida essa promessa; nem por isso Deus foi considerado (falo como homem) mentiroso aos olhos do profeta, nem diante da Palavra que dissera. Pois o Senhor sabia, a que ela se cumpriria, segundo o Seu propósito, segundo o Seu tempo e segundo “A REVELAÇÃO DA LETRA; conforme aconteceu com o nascimento do Messias, cerca de 8 séculos mais tarde.

A LETRA DA PALAVRA, DIZIA:
“E fizeste chover sobre eles O MANÁ para comerem, e lhes tivesse dado O TRIGO DO CÉU.” Sl. 78:24 – Êx. 16:4.

A REVELAÇÃO DA LETRA, AFIRMOU OUTRA COISA:
“Disse-lhes Jesus: Na verdade, na verdade vos digo: Moisés NÃO VOS DEU O PÃO DO CÉU; mas meu Pai VOS DÁ O VERDADEIRO PÃO DO CÉU.
Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.” Jo. 6:32-33.

A LETRA DA PALAVRA, DIZIA:
“Jesus pois lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, SE NÃO COMERDES A CARNE DO FILHO DO HOMEM, E NÃO BEBERDES O SEU SANGUE, não tereis vida em vós mesmos.” Jo. 6:53.

A REVELAÇÃO DA LETRA, AFIRMOU OUTRA COISA:
“O espírito é o que vifica, A CARNE PARA NADA APROVEITA; as palavras que eu vos disse SÃO ESPÍRITO E VIDA.” Jo. 6:63.

AS NOVAS TÁBUAS DA LEI, LAVRADAS E ESCRITAS POR MOISÉS
“Então ele lavrou AS DUAS TABUAS DE PEDRA, como as primeiras; e levantou-se Moisés pela manhã de madrugada, e subiu ao monte de Sinai, como o Senhor lhe tinha ordenado: e tomou as duas tabuas de pedra na mão.” Êx. 34:4.

“Disse mais o Senhor a Moisés: ESCREVE ESTAS PALAVRAS: porque conforme ao teor destas palavras tenho feito concerto contigo e com Israel.
E esteve ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites: não comeu pão, nem bebeu água, E ESCREVEU NAS TABUAS as palavras do concerto, OS DEZ MANDAMENTOS.” Êx. 34:27-28.

A CONTESTAÇÃO DOS INTÉRPRETES DA LETRA
Os A.S.D para sustentar sua teoria, de que foi Deus que escreveu nas NOVAS TABUAS DE PEDRA, apresentam várias versões da Palavra de Deus, e outros versículos antagônicos (entre eles, dois da primeira escritura de Deus, Dt. 4:12-13; 5:22); e “UM” afirmando na “SUA LETRA”, que Deus ESCREVEU NOVAMENTE NAS NOVAS TABUAS DE PEDRA.

“Naquele mesmo tempo me disse o Senhor: Alisa duas tabuas de pedra, como as primeiras, e sobe a mim ao monte, e faze-te uma arca de madeira;
E NAQUELAS TABUAS ESCREVEREI AS PALAVRAS que estavam nas primeiras tabuas, que quebraste, e as porás na arca.
ENTÃO ESCREVEU NAS TABUAS, conforme à primeira escritura, os dez mandamentos, que O SENHOR vos falara no dia da assembléia, no monte, do meio do fogo; e o SENHOR mas deu a mim;” Dt. 10:1-2,4.

Os A.S.D, nos perguntam: Se o próprio Deus afirmou que ELE ESCREVERIA OS MANDAMENTOS NAS TABUAS DE PEDRA. Então o que aconteceu para que a Palavra do Senhor “NÃO SE CUMPRISSE”?

Se não tivéssemos argumentos na REVELAÇÃO DA LETRA, poderíamos recorrer à MESMA LETRA; usando a mesma pergunta:
Se o próprio Deus afirmou que MOISÉS ESCREVERIA OS MANDAMENTOS NAS TABUAS DE PEDRA (Êx. 34:27-28). Então o que aconteceu para que a Palavra do Senhor também, “NÃO SE CUMPRISSE”?

No entanto, não precisamos disso. Não fazemos nenhuma manobra da Palavra de Deus, em nosso favor, em prol do tema levantado:
“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, MAS SIM PODEROSAS EM DEUS PARA A DESTRUIÇÃO DAS FORTALEZAS.” 2º Co. 10:4.

Vejamos agora, pela REVELAÇÃO DA LETRA, porque que (Dt. 10:1-2,4), não se cumpriu, SEGUNDO A PREVISÃO RELIGIOSA...
Mas sim, segundo A PREVISÃO DE DEUS, anunciado mais tarde por Jeremias:
“Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei UM CONCERTO NOVO com a casa de Israel e com a casa de Judá.
Não conforme o concerto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porquanto eles invalidaram o meu concerto, apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor.
Mas este é o concerto que farei com a casa de Israel DEPOIS DAQUELES DIAS, diz o Senhor: POREI A MINHA LEI NO SEU INTERIOR, E AS ESCREVEREI NO SEU CORAÇÃO; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.” Jr. 31:31-33.

(Dt. 10:1-2,4), não se cumpriu mesmo, SEGUNDO O TEMPO, E NOS DIAS DE MOISÉS...
Mas, “ELA COMEÇOU A SER CUMPRIDA”, SEGUNDO O TEMPO DE DEUS; NOS DIAS DO MESSIAS.
“Mas, vindo A PLENITUDE DOS TEMPOS, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,
Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.” Gl. 4:4-5.

(Dt. 10:1-2,4), não se cumpriu mesmo, SEGUNDO A SUPERFICIALIDADE DA “LETRA”.
Mas, ELA SE CUMPRIU, SEGUNDO “A REVELAÇÃO DA LETRA”:
“Porque JÁ É MANIFESTO (revelado) que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, E ESCRITA, não com tinta, mas, COM O ESPÍRITO DE DEUS VIVO, não em tabuas de pedra, MAS NAS TABUAS DE CARNE DO CORAÇÃO.” 2º Co. 3:3.

POR QUE ENTÃO, DEUS NÃO ESCREVEU NOVAMENTE NAS SEGUNDAS TABUAS DE PEDRA?
Por vários motivos, bíblicos:
1). Porque, seu povo tinha já INVALIDADO aquele PRIMEIRO CONCERTO.
“Não conforme o concerto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porquanto ELES INVALIDARAM O MEU CONCERTO, apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor. Jr. 31:32.

2). Porque o plano de Deus, sempre foi progressivo, de glória em glória (2º Co. 3:18). Se Ele lavrasse as pedras e as escrevesse novamente, Seu plano permaneceria na MESMICE. Se também, escrevesse NAS TABUAS LAVRADAS POR MOISÉS, seu plano tornava-se REGRESSIVO; em relação A ESCRITURA FEITA NAS TABUAS PERFEITAS, LAVRADAS POR ELE, antes.

3). Foi Moisés, quem quebrou AS PRIMEIRAS TABUAS; e por uma questão de justiça Divina (Gl. 6:7); o próprio deveria LAVRÁ-LAS E ESCREVÊ-LAS novamente, conforme aconteceu.
“Disse mais o Senhor a Moisés: ESCREVE ESTAS PALAVRAS: porque conforme ao teor destas palavras tenho feito concerto contigo e com Israel.
E esteve ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites: não comeu pão, nem bebeu água, E ESCREVEU NAS TABUAS as palavras do concerto, OS DEZ MANDAMENTOS.” Êx. 34:27-28.

4). Pois fazia parte do propósito de Deus, não escrever “TRÊS VEZES”, mas apenas DUAS VEZES; não de FORMA IGUAL, mas de forma DIFERENTE: Primeira vez, na forma das SOMBRAS DA LEI (Hb. 10:1); no primeiro concerto com os israelitas, através de TABUAS DE PEDRA, com duração TRANSITÓRIA (2 Co. 3:11).
SEGUNDA VEZ, na forma “EXATA DAS COISAS” (Hb. 10:1), NO SEGUNDO CONCERTO, NAS TABUAS DE CARNE DO CORAÇÃO “DA SUA IGREJA”, com duração ETERNA. Hb. 13:20.
“E farei com eles UM CONCERTO ETERNO, que não se desviará deles, para lhes fazer bem; E POREI O MEU TEMOR NO SEU CORAÇÃO para que nunca se apartem de mim.” Jr. 32:40.

“E lhes darei um mesmo coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne O CORAÇÃO DE PEDRA, e lhes darei um coração de carne.” Ez. 11:19.

5). Deus JAMAIS fez, e jamais fará “UMA MESMA COISA” DUAS VEZES; pois Ele é PERFEITO.
“Ele é a rocha, CUJA OBRA É PERFEITA, porque TODOS OS SEUS CAMINHOS JUÍZO SÃO: Deus É A VERDADE, e não há nele injustiça; JUSTO E RETO É” Dt. 32:4.

“Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, AINDA NECESSITAIS DE QUE VOS TORNE A ENSINAR QUAIS SEJAM OS PRIMEIROS RUDIMENTOS DAS PALAVRAS DE DEUS; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não do sólido mantimento.” Hb. 5:12.

VISITE: http://apocalipsejj.blogspot.com

Chibolete,

Jaime e Júlio
avatar
Jaime Dias da Silva

Número de Mensagens : 48
Data de inscrição : 16/02/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum