O Engano Pré-Milenista

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Engano Pré-Milenista

Mensagem por Vinicius_SG_RJ em Ter Abr 29, 2008 5:54 pm

O Engano Pré-Milenista


O Engano Pré-Milenista

por

Brian Schwertley

Fonte: http://www.monergismo.com

Contradições Pré-Milenistas
A visão escatológica predominante entre os cristãos no século vinte é o pré-milenismo. O pré-milenismo é a visão de que após a sua segunda vida, Jesus Cristo governará a terra por 1000 anos. Assim, a segunda vinda é antes do milênio (pré-milenista). Os pré-milenistas ensinam que na segunda vinda de Cristo, os santos que estiverem vivos serão rapturados e os santos mortos serão levantados dentre os mortos. Todos esses santos receberão corpos glorificados e imortais. Eles encontrarão Cristo nos ares e retornarão para governar com ele a terra por 1000 anos. Esse período de 1000 anos será um de paz e justiça mundial. No final desse período, Satanás será solto de sua prisão para enganar as nações. Inúmeros exércitos se rebelarão e atacarão Cristo e os santos em Jerusalém; esses exércitos serão então destruídos por fogo do céu. Após a derrota desses exércitos rebeldes, acontecerá a ressurreição e o julgamento final; então começará o estado eterno. Essa é, em resumo, a essência do pré-milenismo; há muitas variações. Entre os pré-milenistas há os que crêem num rapto pré-tribulacional, medo-tribulacional e pós-tribulacional. Os pré-milenistas dispensacionalistas colocam o rapto não na segunda vinda, mas no princípio da tribulação de sete anos.

1. O mito da interpretação literal vs. não-literal
Os pré-milenistas argumentam que eles sustentam uma interpretação literal da Escritura, enquanto acusam seus oponentes teológicos (e.g., pós-milenistas) de terem uma tendência de espiritualizar passagens proféticas. A verdade é que pré-milenistas, amilenistas e pós-milenitas ─ todos eles ─ crêem que a Escritura deve ser interpretada literalmente às vezes e simbolicamente em outras ocasiões, dependendo do contexto da passagem e da intenção do autor. Os autores pré-milenistas dizem aos seus leitores que eles interpretam a Bíblia literalmente. Mas se você ler os seus livros, cenas com arcos, flechas e cavalos tornam-se futuras batalhas com tanques, helicópteros e aeronaves. A marca da besta se torna um chip de computador ou um código de barra. Os gafanhotos do abismo (Apocalipse 9) supostamente se tornam ataques de helicópteros, e assim por diante. Há algum autor ou comentarista pré-milenista que creia que a besta do mar com sete cabeças e dez chifres (Apocalipse 13) é uma criatura literal? O ponto é: pré-milenistas, amilenistas e pós-milenitas ─ todos eles ─ interpretam algumas passagens simbolicamente e alguma passagens literalmente. A única forma de determinar qual é a melhor interpretação é usando princípios bíblicos saudáveis de interpretação ao examinar as passagens em questão. Isso significa que o contexto, a audiência, a intenção do autor, o tempo da escrita, e assim por diante, devem ser considerados. Além do mais, a Escritura não pode contradizer a Escritura; portanto, quando duas passagens parecem estar em conflito uma com a outra, a passagem mais clara deve ser usada para interpretar a menos clara. Esse princípio é muito importante, pois há muitas passagens claras no Novo Testamento que ensinam algo sobre a segunda vinda de Cristo.

O pré-milenismo é baseado numa interpretação literal de Apocalipse 20. Muitos pré-milenistas não conhecem uma interpretação pós-milenista. Muitos pré-milenistas são informados que os fundamentalistas são pré-milenistas, enquanto os teólogos liberais são pós-milenistas. Muitos pré-milenistas não sabem que a visão dominante entre os protestantes, desde a Reforma até o final de 1800, era, de fato, pós-milenista. O pré-milenismo se tornou a visão dominante após a publicação, em 1909, da Bíblia de Referência Scofield. Os pré-milenistas frequentemente não estão cientes dos muitos e sérios problemas teológicos e exegéticos que acompanham a interpretação deles.


--------------------------------------------------------------------------------

Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 10 de Novembro de 2005.

Este artigo faz parte de um livro, que pode ser abaixado no seguinte link:

http://www.monergismo.com/textos/livros/schwertley_ilusao_premilenista.pdf
avatar
Vinicius_SG_RJ
Admin
Admin

Masculino
Número de Mensagens : 232
Idade : 27
Localização : São Gonçalo/Rio de Janeiro
Data de inscrição : 29/04/2008

Ver perfil do usuário http://forumevangelico2.forumeiros.com/index.htm

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Engano Pré-Milenista

Mensagem por Pr Marcos em Seg Fev 01, 2010 11:07 pm

Amados irmãos,
Graça e paz !!!
Seguindo a mesma linha de entendimento e interpretação do irmão Vinícius, analiso Mt 13:30 na Parábola do Joio e do trigo sobre a "colheita", quando o Messias nos afirma que será colhido primeiro o joio, ou seja, o ímpio. Este versículo somente já basta para derrubar a teoria pré-milenista. Além do mais, a explanação dessa interpretação se torna errônea pois, ela coloca contra Cristo pessoas que viveram no seu reinado. Explicando melhor:
1º - Cristo vem pra buscar sua igreja;
2º - Arrebata os santos até as nuvens;
3º - Ressucita os que morreram na fé;
4º - Ele retorna á terra e governa por mil anos com os santos em Jerusalém;

Mil anos se passam e os súditos de Cristo são enganados por Satanás para se rebelarem com Cristo (estranho não?) mas, vamos prosseguir:
Cristo então vence Satanás definitivamente, juntamente com aqueles que se rebelaram ( mas que em outra ocasião foram salvos)
?????? Sempre achei muito confusa essa interpretação Apocalíptica e cada vez que estudo este livro fico mais certo de que aprendemos erroneamente dos nossos pastores do passado sobre os acontecimentos em Apocalipse.
avatar
Pr Marcos
Moderadores
Moderadores

Masculino
Número de Mensagens : 125
Idade : 45
Localização : São Paulo - SP
Emprego/lazer : Técnico em Informática
Data de inscrição : 30/08/2009

Ver perfil do usuário http://prmarcosjustino.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Engano Pré-Milenista

Mensagem por Jaime Dias da Silva em Qua Mar 02, 2011 4:18 pm

Prezado Pastor Marcos,
Paz seja convosco.

Obrigado por participar com tua opinião sobre a minha postagem "O DÍZIMO DO EVANGELHO", oportunamente gostaria de saber o porquê vc. não aceita que Cristo na sua carne, desfez a lei dos mandamentos (Ef. 2:15a).
Mas, primeiro quero saber, qual é a tua posição no tema debatido "o pré-milenismo". O que faltou na edificação da tua fé, que teus pastores não te ensinaram?
De repente, podemos dar uma pequena contribuição sobre o assunto.

Abraços,

Jaime e júlio.
avatar
Jaime Dias da Silva

Número de Mensagens : 48
Data de inscrição : 16/02/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Engano Pré-Milenista

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum